É inegável que estamos vendo um um número cada vez maior de pessoas buscando mais saúde física, mental e emocional. No rol de ações nesta busca, entram comidas mais saudáveis, sem uso de agrotóxicos, atividades físicas e práticas para distensionar nosso cotidiano. Nesta mesma tendência, as pessoas também têm procurado vinhos com menos intervenção e interferência possível.

Continua depois da publicidade

Receba conteúdos do Nosso Vinho no WhatsApp

O vinho, como quase tudo, segue as grandes tendências, buscando se alinhar às demandas do mercado, dos consumidores e das discussões de sustentabilidade. Menos intervenção na produção de vinhos nos remete à forma como a bebida era feita antes do advento da tecnologia e da sua utilização na produção vitivinícola: são os chamados vinhos naturais, orgânicos e Biodinâmicos, que apesar de seus conceito serem próximos, existem importantes diferenças. Vamos entender o que são e o que os diferencia.

Vinhos naturais

É o estilo mais difícil de classificar porque não existem preceitos, certificados ou legislação estabelecidos. Em sua grande maioria são pequenos produtores, já que impõe processos mais cuidadosos na sua elaboração, pois não podem ser usados insumos vitícolas ou enológicos, como conservantes, clarificantes ou leveduras selecionadas na sua fermentação, somente as leveduras naturais que estão presentes nas cascas das uvas.

Sem nenhuma intervenção, estes vinhos são o reflexo direto de seu terroir. É permitido somente o uso de sulfitos no engarrafamento, porém em quantidades muito menores que as usuais, e muitos nem fazem uso.

Continua depois da publicidade

Vinhos orgânicos

Como sugere o próprio nome, são vinhos produzidos a partir do cultivo de uvas orgânicas, sem o uso de nenhum produto agroquímico sintético nos vinhedos; como pesticidas, herbicidas ou fertilizantes. O manejo é feito de forma natural para preservar o equilíbrio biológico, evitando o surgimento de fungos ou outras ameaças ao vinhedo.

É permitida a manipulação tecnológica, como máquinas na colheita e outras modernidades, e, no processo de vinificação, pode ser utilizado insumos adicionados, como o sulfitos, amplamente utilizados para auxiliar na conservação da bebida. 

Vinhos Biodinâmicos

Este é o método mais cuidadoso em relação ao rigor e respeito nos cuidados com o solo, os vinhedos e a vinificação. Neste estilo os produtores enxergam o terroir como um ecossistema equilibrado e completo, onde todo ser que ali vive, necessita da biodiversidade para ser saudável. Além de abordar todas as práticas da agricultura orgânica, somadas ao cosmo e a astrologia.

Sem dúvida é a técnica que mais se aproxima das técnicas ancestrais de agricultura; onde o cultivo da videira leva em conta as fases da lua, as estações do ano e os ritmos da natureza para determinar os momentos mais adequados para o plantio, a poda e a colheita.

Continua depois da publicidade

Como identificar um vinho orgânico ou Biodinâmico

Para reconhecer se um vinho é orgânico ou Biodinâmico, aconselho a verificar as certificações. No Brasil, a mais conhecida é a Orgânico Brasil. Já internacionalmente as mais famosas são IMO, para vinhos orgânicos, e Demeter, para os biodinâmicos.

E você? Conhece ou já degustou algum vinho natural, orgânico ou biodinâmico?

Acompanhe as novidades do Nosso Vinho