É inegável que nossas escolhas na vida são influenciadas o tempo todo pelo que vêm de fora, e não resultam somente dos nossos desejos e gosto pessoal. Somos cotidianamente bombardeados pelas mídias e muitas vezes nossas escolhas são inconscientes por influência de muitas fontes; uma imagem bonita, uma pessoa que te atrai, um lugar que gostaria de estar ou conhecer, um carro de luxo, uma linda casa que sonha morar, um vinho que gostaria de beber… Sim, o mundo dos vinhos como qualquer outro impõe sobre nós muitas informações e provoca desejos, e povoando nosso inconsciente coletivo, que acabam se tornando tendências de mercado.
Continua depois da publicidade
Receba conteúdos do Nosso Vinho no WhatsApp
O vinho além de ser uma bebida deliciosa, está longe de perder o fôlego. Em 2025 iremos observar diversas transformações no setor, algumas sutis, outras nem tanto. Fazendo parte de um mercado super dinâmico e atento às mudanças, acompanhar as tendências ajuda os produtores, comerciantes e consumidores a se conectarem e se adequarem ao que está por vir.
Vamos elencar algumas tendências que já observamos no ano que acabou de encerrar, para se fortalecer neste que iniciamos agora. Desde técnicas ancestrais revisitadas a vinho que se adequam a um estilo de vida mais leve.

Continua depois da publicidade
Aumento no consumo de rosés, brancos e espumantes
Num mundo onde as temperaturas só sobem, estes vinhos conquistam espaço nas mesas, não somente pela refrescância, mas também pela versatilidade. Harmonizando com entradas leves, brunchs, quanto com um jantar mais sofisticado.
Se os anos 1990 e 2000 foram décadas dos tintos robustos e alcoólicos, os últimos anos vieram para nos lembrar da leveza, do frescor e da elegância que estes estilos de vinhos podem nos oferecer.
Eu, como fã desses vinhos fico muito feliz que cada vez mais consumidores e grandes especialistas de vinhos se renderam a esta deliciosa tendência. Os espumantes deixaram de ser a bebida de datas festivas, para fazer parte de todos os momentos da vida cotidiana.
Vinhos com teor alcoólico mais baixos
É impossível ignorar o movimento mundial que cresce em direção a escolhas mais saudáveis e estilo de vida mais leve. Este foco crescente em saúde e bem estar impulsionou o mercado com vinhos menos alcoólicos. Uma parcela considerável está optando por bebidas mais leves, que geram menor impacto no bem estar físico.
Continua depois da publicidade
Os produtores investem em tecnologia e métodos de produção que garantem a qualidade sensorial deste estilo de vinho, preservando todos seus aromas e sabores, que garantem uma experiência gratificante aos consumidores, mesmo com menor teor de álcool.
Vinhos veganos, orgânicos e viticultura sustentável
A sustentabilidade deixou de ser apenas um diferencial e tornou-se uma exigência para muitos consumidores; estando presente em todos os segmentos, e no mundo dos vinhos não é diferente.
Desde 2020 observa-se um aumento pela busca de rótulos com menos intervenção, elaborados com práticas éticas e sustentáveis, origem das matérias primas, gestão dos recursos naturais, dignidade no trabalho entre outros fatores importantes.
Este é um movimento que não só protege o planeta, mas também ressalta a autenticidade dos vinhos.

Continua depois da publicidade
Novas regiões produtoras
Vinhos de países menos conhecidos estarão entre as novidades, consequência dos impactos da crise climática nas regiões produtoras mais tradicionais, que reduziram a oferta de rótulos renomados.
Diante deste fato, novos países ganharam destaque no novo mapa mundial de produção de vinhos, como a Inglaterra na produção de espumantes, além da Grécia, Eslovênia, Hungria, Macedônia, México e Perú. Outras regiões como Nova Zelândia e Austrália também estão no radar dos brasileiros, por produzirem vinhos que dialogam com o perfil tropical brasileiro.
Neste cenário, o mercado de vinhos busca se adaptar não somente para atender um público cada vez mais exigente, mas também para se conectar com as novas gerações que trazem novas demandas de consumo.
Também a busca por experiências inovadoras e desafiadoras, como harmonizações criativas, revela uma tendência crescente de explorar novos sabores e sensações, sem abrir mão de um estilo de vida, para atender um público exigente que não abre mão da qualidade na busca de uma experiência única, exclusiva e prazerosa.
Continua depois da publicidade
Saúde!
Néa Silveira
@neasommeliere