Eu sempre gostei muito desta época do ano! Penso ser um legado da minha grande família, que sempre celebrou esta data de maneira muito significativa. Além dos presentes materiais, o que reinava sempre foi a alegria das preparações. Além dos alimentos para o corpo, nosso maior combustível era, sem dúvida, rever muitas pessoas que amávamos e que não víamos há algum tempo. Além do entusiasmo com que todos falavam a respeito do que trariam para compor a festa, que sempre era repleta de parentes e amigos mais chegados. O clima que reinava era realmente lindo e cheio de boa energia, com rostos verdadeiramente sorridentes, empolgação e autêntico entusiasmo. A mesa da ceia era um espetáculo à parte! Como nossa família sempre foi apreciadora da boa mesa e muitos foram, e ainda são, excelentes cozinheiros, os pratos, além de extremamente saborosos, eram esteticamente um capricho! Mas nosso ponto alto era quando, antes da meia-noite, todos parávamos e juntos cantávamos as lindas canções natalinas de agradecimento pela vida, pela família, pelos amigos e pela saúde! Lembro que as letras eram impressas e distribuídas para garantir que ninguém ficaria fora do lindo coral que se formava. Aahh… mas antes disso já havia acontecido o famoso “amigo secreto”, que era uma farra à parte, pois a criatividade nas brincadeiras não tinha limite! Estas vivências afetivas certamente forjaram minha memória tão entusiasta com esta época do ano.
Continua depois da publicidade
No início do ano de 2024, quando fui convidada para esta coluna, que hoje escrevo a trigésima quarta matéria, fiquei muito feliz, porque o vinho, seu mundo e sua história são hoje, além de meu prazer, meu trabalho. Como psicóloga, com 25 anos de atuação na área, consigo unir estas duas profissões de forma tão complementar e enriquecedora, que nem eu havia me dado conta no início da minha formação de sommelier profissional! Mas hoje comprovo na prática o quanto a psicologia e a sommellerie têm conexões e significados que juntas se ampliam e complementam, alargando horizontes.
Este ano que está se encerrando foi especialmente significativo para mim, pessoalmente e profissionalmente. Pessoalmente, sigo me conhecendo internamente, com o intuito de evoluir como pessoa e ser humano, melhorando o relacionamento comigo, com minha família, meus amigos e todas as pessoas que encontro no meu caminhar pela vida! Objetivando que a convivência, os relacionamentos e encontros, mesmo que ocasionais, tragam alguma alegria, algo de novo e positivo para todos, nos tornando melhores, mais humanos, mais amorosos e mais empáticos conosco, com o outro e com o mundo!
Continua depois da publicidade
Profissionalmente, só tenho a agradecer por tudo que aconteceu comigo. Meu projeto de ter um evento de vinho para chamar de meu se consolidou, com o lançamento em janeiro de 2024 do “Happy Wine – Vinhos no Lounge”, que em 10 edições se consolidou como o evento mais democrático, delicioso e divertido do ano. Com vinhos de qualidade, harmonizados com gastronomia exclusiva para o evento, num ambiente elegante e música de qualidade, foram momentos únicos de reunir amigos antigos e muitos novos, num ambiente vibrante de boa energia, gente bonita que, em celebração da vida e da amizade, vivenciamos momentos únicos e incrivelmente lindos! Muita gratidão às mais de 600 pessoas que estiveram conosco nestes meses, fazendo o sucesso de todas as edições com sold out. Vocês são o motivo desse sucesso! Muito obrigada! Aguardo todos vocês em 2025!
O verdadeiro sentido do Natal é a celebração do nascimento de Jesus Cristo, a figura central do cristianismo. A origem do Natal está em festas pagãs, como o Dies Solis Invicti, celebrada pelos romanos para comemorar o solstício de inverno e a vitória do sol sobre as trevas e o gelo. Do ponto de vista bíblico, o nascimento de Jesus significa a entrada de Deus na essência humana, para que os homens pudessem compreendê-lo melhor. Independente das nossas convicções religiosas, façamos destas festividades natalinas momentos de profunda reflexão, despertando em nós a necessidade urgente de repensar nossas ações e sermos verdadeiramente melhores uns para os outros, também olhando para nós mesmos como parte essencial dessa jornada chamada vida; convertendo tempos difíceis em momentos de luz, exercendo a simplicidade e valores cruciais para a convivência humana, como respeito, amor ao próximo e empatia, construindo um futuro mais pacífico, luminoso e com muitas possibilidades!
Feliz Natal! Saúde!