Já falamos em matéria anterior de como a época da colheita é extremamente importante e determinante para a produção de vinhos em todo o mundo. Hoje vamos conhecer detalhes do que acontece nesta época nos dois estados mais ao sul do Brasil.

Continua depois da publicidade

A vindima ocorre durante o verão nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Os principais meses ocorrem de janeiro a março; porém, algumas variedades de colheita precoce podem começar a ser colhidas ainda em dezembro, assim como as de colheita tardia podem terminar seu ciclo em maio. Esta diferença de tempo deve ser respeitada, pois é quando atingem a maturação ideal para ser colhidas, resultando em exemplares de vinhos de qualidade superior, revelando as melhores características de cada casta.

Receba conteúdos do Nosso Vinho no WhatsApp

A vindima no estado do RS acontece de janeiro a março, sendo um importante marco para a cultura e turismo gaúcho. A festividade, desde o início do século XX, transforma o ambiente de inúmeras cidades do estado que mais produz vinhos no Brasil, transformando os ambientes e convidando moradores e turistas para experimentar a tradicional pisa das uvas, assim como conhecer a gastronomia local e acompanhar desfiles temáticos. É, sem dúvida, o período mais aguardado pelos agricultores, produtores e vinícolas para mostrar seu trabalho, produtos e cultura local. Com condições geográficas propícias para o cultivo das uvas, as cidades que celebram a vindima estão espalhadas por todo o estado.

Na “capital brasileira do vinho”, como é conhecida Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, a programação oficial se estende por três meses, de janeiro a março. Além das atividades na cidade, o turismo também se espalha pelo interior de Bento, com atrações em todo o Vale dos Vinhedos. Um evento já tradicional que anualmente reforça a importância do período para a cidade de Bento Gonçalves, região e todo o estado.

Continua depois da publicidade

Em Flores da Cunha, este ano é celebrada a “16ª edição da Fenavindima”, entre fevereiro e março. A festividade, que remonta ao ano de 1967, proporciona aos visitantes aspectos da cultura italiana e a hospitalidade dos moradores locais.

Garibaldi, conhecida pela “Rota dos Espumantes”, região onde se produz alguns dos melhores espumantes do Brasil, que já ganharam muitas medalhas em concursos mundiais, é outra cidade da Serra Gaúcha que também celebra a vindima entre janeiro e março. É o ponto alto onde se comemora o trabalho de todo um ano do setor vitivinícola. Para mais informações, acesse “www.setur.rs.gov.br”.

A vindima no estado de Santa Catarina acontece de 1º de março a 4 de maio; porém, a programação especial se concentra durante o mês de março nas vinícolas da Serra Catarinense e da região do Contestado. O festival promete encantar apaixonados por vinho, cultura e gastronomia, com todas as vinícolas preparadas para proporcionar experiências incríveis aos visitantes. O maior evento de vinhos do estado já exala o aroma das uvas finas de altitude produzidas em vinhedos localizados a mais de 900 metros acima do nível do mar, onde a combinação de uvas cuidadosamente selecionadas, terroir singular e dedicação apaixonada resulta em vinhos únicos. Cada taça revela a essência do clima frio das montanhas, a força do solo e o calor humano que transforma a tradição em inovação. Além da programação nas vinícolas, que inclui tour pelos vinhedos, colheita das uvas, conhecer o processo de produção, piquenique nos vinhedos, sunsets de tirar o fôlego, almoços e jantares harmonizados, degustações guiadas e festas temáticas.

Continua depois da publicidade

Nas datas de 6 a 8 e 13 a 15 de março, ocorre o Vinho & Arte Festival, no pavilhão principal do Parque Nacional da Maçã, em São Joaquim. O festival é uma experiência enogastronômica e cultural imperdível, onde inúmeras vinícolas se reúnem para mostrar seus rótulos de vinhos espumantes, brancos, rosés e tintos certificados com o selo de Indicação Geográfica (IG). O ambiente lindamente ambientado, boa música e inúmeros estilos de vinhos para degustar e conhecer garantem uma experiência inesquecível aos visitantes.

Além da acolhida calorosa na região mais fria do Brasil, nas charmosas vinícolas com atividades incríveis e diversão garantida no Vinho & Arte Festival, o visitante terá a oportunidade de conhecer a natureza exuberante da Serra Catarinense, com paisagens de tirar o fôlego, belezas naturais, cachoeiras, cavernas, canyons e serras, além de inúmeras atividades ao ar livre.

Mais informações no site “vinhosdealtitude.com.br” e no Instagram @vinhosdealtitude.

Saúde!

Néa Silveira
@neasommeliere