Aberta a temporada das feiras de vinhos, as dúvidas surgem de como aproveitá-las da melhor forma. Conseguir degustar os vinhos de nosso interesse é um desafio, diante da enorme oferta de rótulos. Então, um pequeno planejamento é necessário para desfrutar do melhor que temos disponível.
Continua depois da publicidade
Receba conteúdos do Nosso Vinho no WhatsApp
Com a crescente demanda de vinhos no mercado brasileiro, os eventos relacionados se tornam maiores, mais frequentes e mais interessantes. As feiras de vinhos abertas ao consumidor final, sem dúvida, são uma das portas de entrada mais democráticas para quem quer se aventurar e conhecer mais desse mundo vasto e fascinante que é o universo vitivinícola. Proporcionam o encontro de profissionais do vinho, iniciados e iniciantes, numa festa de troca, conexão, network e encontros pessoais incríveis, de celebração à vida e aos seus prazeres.
Continua depois da publicidade
Para aproveitar ao máximo uma feira de vinhos, vamos listar algumas dicas preciosas:
- Priorizar interesses – Quando houver a divulgação dos expositores que estarão presentes, mapeie quais você tem mais interesse em degustar os rótulos e faça uma lista de preferências, da maior para a menor. Assim, se não der tempo de ir a todas, você terá ido nas que te interessam mais.
- Fique atento ao horário – Na abertura, o número de pessoas circulando é sempre menor, menos tumultuado. Portanto, é mais fácil chegar nos stands, conversar com os produtores, conhecer as vinícolas e tirar dúvidas sobre os produtos. Essas conversas e trocas são, com certeza, uma das partes que mais gosto nas feiras.
- Ordem da degustação – Estas feiras são grandes degustações em um ambiente bem descontraído, onde é possível conhecer e conversar com outros apaixonados por vinho. Por isso, deve-se respeitar a mesma ordem que teria em outra degustação de vinhos, independente da situação. Para que suas papilas não fiquem saturadas, a ordem é a mesma de uma degustação entre amigos, numa confraria ou jantar. Comece sempre pelos vinhos mais leves em direção aos mais encorpados: espumantes, seguidos pelos brancos, tintos leves, tintos encorpados e finalizando com os fortificados e os doces. Assim, você perceberá todas as características dos vinhos degustados, percebendo cada nuance olfativa e gustativa, sem que um interfira no outro.
- Anotar vinícolas e rótulos que chamaram atenção – É bastante comum, em meio a tantas informações de produtos e vinícolas, não lembrarmos de muitos detalhes. Tire fotos, anote tudo que achar interessante para poder desfrutar dos vinhos que te chamaram a atenção, repetindo a experiência em outro momento.
- Usar a cuspideira – É recomendável usar as cuspideiras. Fato bastante comum e desagradável são as pessoas que exageram na dose. Com certeza, no outro dia, a feira não passará de uma vaga lembrança, sem lembrar dos detalhes mais importantes, os vinhos degustados. Não esqueça: para conhecer e analisar um vinho, temos os olhos, nariz e as papilas gustativas, que estão todas na boca. Portanto, não é necessário engolir o vinho para saber se te agrada ou não.
- Para cada taça de vinho, um copo de água – Além da hidratação ser super importante, pois o álcool desidrata nosso corpo. A cada taça de vinho que ingerir, beba pelo menos a mesma quantidade de água. Isto vai evitar que você perca a sensibilidade e prolonga sua integridade sensorial e motora.
- Compartilhe suas experiências – As redes sociais são um divulgador com poder de influenciar pessoas. Então, divulgue sua experiência com fotos e opiniões. Assim, você ajuda e estimula amigos e pessoas que gostariam de entrar no mundo do vinho!
Ótima feira! E não esqueça: se beber, não dirija!
Saúde!
Néa Silveira
@neasommeliere