Sempre que pensamos em celebração, é impossível não imaginarmos pessoas brindando com um belo espumante. Com suas borbulhas dançando nas taças erguidas, celebram o momento presente e o futuro, desejando que seja repleto de sonhos realizados, conquistas e muita prosperidade!
Continua depois da publicidade
O ato de abrir uma garrafa de espumante é uma celebração por si só, e o brinde com amigos e familiares fortalece o sentimento de união e amor. Por isto, não conseguimos imaginar uma festa de virada de ano sem esta borbulhante bebida.
Receba conteúdos do Nosso Vinho no WhatsApp
O Réveillon não é um evento estranho às tradições. Pular ondinhas, comer uvas, fazer oferendas, usar roupas de diferentes cores… os costumes são muitos e variados e diferem no mundo todo, estando intimamente ligados à cultura de cada região. Porém, o estourar uma garrafa de espumante na virada de ano é um costume enraizado na cultura mundial.
Historicamente, os espumantes simbolizam celebração e sofisticação, estando sempre em ocasiões festivas. Sua associação com alegria e comemoração remonta ao século XVIII, na monarquia. Sua efervescência e a sua coloração dourada clara reforçam visualmente seu apelo festivo. A realeza adorava O champagne e acreditava que a bebida trazia efeitos positivos para a beleza das mulheres e inteligência dos homens. Exportado para outros países naquela época, caiu no gosto particularmente dos czares russos. Eles tiveram inclusive um champagne para chamar de seu no fim do século XIX e começo do XX: o Cristal.
Continua depois da publicidade
Um dos personagens mais famosos da história, que era fã das borbulhas foi Napoleão Bonaparte, importante líder militar francês do século XVIII, apaixonado por champagne, que proferiu a famosa e clássica frase: “o champagne é merecido nas vitórias e necessário nas derrotas”.
Esta frase proferida pelo Imperador tornou-se um exemplo de polivalência do Champagne, que se mostra até hoje a bebida adequada para muitos momentos de nossa vida. E este paralelo traçado pelo General e Imperador francês evidencia também que o vinho estava numa posição de destaque em sua trajetória, do qual era grande conhecedor, que consumia vinho regularmente, não somente para celebrar suas vitórias, mas também para afogar as mágoas nas derrotas, além de ser item presente em suas várias campanhas militares pelo mundo.
Este apelo de bebida de luxo, atravessou os séculos e o Champagne passou a ser desejado em comemorações pelo mundo por carregar esta simbologia de glamour, prosperidade e celebração, sempre presente em momentos significativos e importantes da história.
O espumante é um dos estilos de vinho que vem crescendo significativamente no consumo mundial. Atualmente praticamente todos os países do mundo produzem ótimos estilos de espumantes, utilizando as mais diversas castas, além das clássicas Chardonnay, Pinot Noir e Meunier dos famosos champagnes.
Continua depois da publicidade
Não vamos esquecer que só podemos chamar de Champagne, os espumantes produzidos na região de Champagne, na França, sendo obrigatoriamente produzido pelo método Champenoise ou Clássico, isto é, a segunda fermentação ocorre dentro da própria garrafa.
Espumantes produzidos no mundo
Cava
Espumantes produzidos na Espanha, produzidos com a clássica tríade de castas Macabeo, Xarelo e Parellada, os Cavas possuem várias DOs (Denominação de Origem) em quase toda a Espanha.
Prosecco
Produzidos na Itália, na Província de Treviso, com a uva Glera, são muito consumidos e apreciados em todo o mundo. Também no país da bota são produzidos os excelentes Franciacorta, na região da Lombardia e os Asti, espumante Demi-Sec, muito popular no país, produzido na região do Piemonte, com a casta Moscato d’Asti.
Espumantes Brasileiros
Os espumantes brasileiros vivem um crescente produtivo e de consumo no Brasil e uma escalada global de sucesso, sendo cada vez mais premiados em concursos e consumidos ao redor do mundo. Uma junção de fatores explica o sucesso dos espumantes do Brasil.
Continua depois da publicidade
O país possui um ‘’terroir” ideal para a produção de espumantes, clima, regime de chuvas, tipo de solos, relevo e outros fatores naturais que favorecem a produção de uvas para produzir espumantes. Outro ponto positivo dos nossos espumantes, é a diversidade de estilos, dos mais doces aos mais secos, de leves a encorpados, nos permitindo muitas possibilidades de ótimas harmonizações.
Os espumantes, devido aos vários estilos, são curingas para acompanhar desde entradas leves à pratos mais elaborados e sobremesas. Além de ser mais democratico, é mais fácil agradar a todos os paladares, por ter menos álcool, ser mais fresco, possuir agradável acidez e sobretudo pelo perlage (borbulhas) que trazem uma agradável sensação na boca e na alma de estar bebendo estrelas!
Saúde! Santé! Salute! Salud!
Néa Silveira
@neasommeliere