Muitas das nossas ações têm como objetivo e são direcionadas para a busca de qualidade de vida, momentos de prazer e alegria. A ciência da harmonização entre vinho e comida se propõe a refinar justamente uma das nossas funções mais vitais: o “alimentar-se”.
Continua depois da publicidade
A alimentação pode e deve ser feita de forma menos mecânica, não com o único objetivo de saciar a fome do corpo físico, mas alçando um outro patamar; uma conexão mais completa e plena entre a fome física e a nutrição da alma e do espírito. E, nesta completude, pode proporcionar a nós mesmos e aos que estiverem conosco, momentos de uma experiência que extrapola a nossa fome física e eleva-a mais próximo ao divino.
Receba conteúdos do Nosso Vinho no WhatsApp
Aaaahhh… antes que alguém diga que isto é bonito e romântico, mas não existe, eu respondo sem romantismo e baseada na ciência: existe e é possível sim. Este é meu trabalho como sommeliére e especialista em harmonizar vinhos e comida. Construir os melhores encontros dessas duas artes, proporcionando uma experiência enogastronômica que saia do comum, do trivial, tornando o ato de alimentar-se um momento realmente especial e completo.
Simplificando, harmonizar é valorizar as características individuais, criando novos sabores e aromas, que vão além da soma dos dois, vinho e comida, elevando o patamar da experiência e a tornando inesquecível.
Continua depois da publicidade

Tornar-se um expert em harmonização é um processo longo, que exige muito estudo, dedicação e, sobretudo, paixão. Possuir conhecimento profundo de vinhos e comidas é indispensável, porém, vai muito além disso.
É imprescindível conhecer as interações físicas e químicas que ocorrerão entre eles, que podem ir aos extremos, de perfeitas a catastróficas! Os limites desses extremos por vezes são distantes e óbvios, mas, por outras são sutis e podem comprometer uma experiência que deve ser agradável, tornando-a trivial ou, pior, desagradável.
No mundo da harmonização não existe certo ou errado, e o vinho por ser uma bebida complexa e de estilos quase infinitos, nos abre um mundo de possibilidades e de combinações. Esta diversidade e complexidade faz da bebida de Baco a principal para acompanhar todos os estilos e nacionalidades gastronômicas, resultado em harmonizações que podem chegar à perfeição.
Continua depois da publicidade
Leia mais conteúdos do Nosso Vinho
Entretanto, para que você amplie seu repertório de aromas e sabores no vinho, e na gastronomia, comece a beber vinhos de países, regiões e castas que você nunca bebeu. Experimente comidas de países, regiões e insumos que você nunca comeu. Esta prática tornará suas experiências ainda mais vastas, ricas, saborosas e, muitas delas, principalmente as mais inusitadas, te surpreenderão. Ouse, experimente, brinque com os aromas e sabores, a beleza está nas descobertas. E principalmente… divirta-se muito!
Saúde!