O Sommelier é o profissional responsável pela seleção, compra, guarda e prova das bebidas para atestar sua sanidade e qualidade. Existem sommeliers de vinhos, cerveja, saquê, cachaça, cafés, chás, charutos e água. Sendo também o responsável por criar e administrar as cartas dessas bebidas de um estabelecimento, podendo ser uma importadora, loja, restaurante, bar, café, casa de chás, etc. Todo este trabalho envolve profundo conhecimento, que requer rigoroso processo de treinamento, estudo e certificação em escolas de formação reconhecidas pela qualidade. Além de conhecimentos profundos de Sommellerie, necessita também conhecimentos sobre viticultura, enologia e produção de vinhos, o que possibilita a habilidade de escolher vinhos de diferentes países, regiões e produtores, selecionando as melhores castas e safras desses locais, além de garantir local de armazenamento com condições ideais, que preserve todas as características originais do vinho, garantindo uma degustação perfeita.

Continua depois da publicidade

Receba conteúdos do Nosso Vinho no WhatsApp

O Sommelier é muito mais do que somente um apreciador de vinhos; é um especialista apaixonado por explorar o mundo das bebidas. São maestros das cartas, com seu conhecimento e paixão pela curadoria, elevando a experiência gastronômica a outro nível.

A história de como surgiu a profissão é curiosa e nada tem de glamour. Na Europa Medieval, como parte das comitivas dos reis e nobres, havia os criados responsáveis pelo transporte de alimentos e bebidas (principalmente vinhos) que constituíam a soma, em francês somme. Assim, estes encarregados dessas provisões eram conhecidos como sommiers; havia o sommier de frutas, um de pães, outros de carnes e o de vinhos. Além de transportarem os mantimentos, também era função deles provar os alimentos e vinhos para garantir que não estavam envenenados antes de servirem aos nobres. Nessa época, embora fosse um privilégio ser da realeza, havia um grande risco de morrer à mesa por veneno.

Continua depois da publicidade

A profissão de Sommelier, como é conhecida hoje, nasceu com o surgimento dos grandes restaurantes e hotéis de luxo do século XIX em Paris. A partir daí, só cresceu em importância, como resultado da expansão dos mercados, ultrapassando fronteiras de países e continentes; conquistando paladares mais exigentes, pessoas sedentas de novidades e antenadas com o que acontece no mundo da enogastronomia; termo que se escuta e se pratica com frequência cada vez maior, entre profissionais, enófilos, gourmands e leigos, que cada vez mais procuram momentos de prazer à mesa; seja em casa, em restaurantes, bares, com amigos, família ou mesmo sozinhos.

A profissão foi regularizada no Brasil através da lei 12.467, de 26 de agosto de 2011. Portanto, trata-se de uma jovem profissão, que ainda tem muito espaço a ser conquistado. A regularização foi um passo fundamental no reconhecimento e valorização da atividade e de seus profissionais, ganhando status semelhante ao já existente em países com maior tradição na cultura do vinho, a exemplo dos países europeus, onde a profissão é muito valorizada e admirada.

Enfim, tornar-se um Sommelier requer uma combinação de educação formal, experiência prática e certificação, além de muita dedicação. São atribuições práticas de um Sommelier em estabelecimentos: escolher, comprar, receber, armazenar adequadamente, controlar e repor estoque. Porém, o mais complexo e apaixonante da profissão é compartilhar seu conhecimento, sua paixão, proporcionar experiências, explorando o potencial máximo do vinho e da gastronomia, potencializando e elevando todas as suas características, num completo e perfeito equilíbrio, valorizando o que cada um tem de melhor. Compartilhar seu conhecimento técnico, colocar sua emoção a serviço de transformar uma refeição em um momento único de prazer e explosão dos sentidos; também inspirando quem deseja aperfeiçoar seu olhar, olfato e paladar. O que certamente contribuirá para a evolução de um estilo de vida mais prazeroso e feliz.

Continua depois da publicidade

Saúde!

Néa Silveira
@nea-silveira-sommeliere

Leia mais conteúdos do Nosso Vinho