Já abordamos aqui a forma adequada de armazenar seus vinhos para mantê-los em condição de consumo. Um dos aspectos mais importantes citados foi a temperatura de armazenamento. Porém, outra temperatura é igualmente essencial: a temperatura de serviço do vinho, que é a temperatura ideal para que o vinho seja degustado, na qual ele proporcionará a melhor expressão em aromas e suas características gustativas, tais como acidez, taninos, açúcar e álcool. Servir o vinho na temperatura adequada não é um detalhe secundário; além de permitir uma análise sensorial perfeita, em que é possível perceber aromas e sabores, a experiência como um todo fica muito mais prazerosa. Acredite, alguns graus, para cima ou para menos, fazem total diferença no paladar de quem aprecia a bebida.
Continua depois da publicidade
Receba conteúdos do Nosso Vinho no WhatsApp
Precisamos levar em conta os diferentes tipos de vinhos, já que possuem temperaturas de servir também diferentes, que impactam fortemente na experiência que teremos da bebida, pois estamos falando de algo vivo, em constante mutação, e que vai sofrer alterações quando servido a temperatura não adequada às suas características.
Continua depois da publicidade
Aquela máxima de que o vinho deve ser servido à “temperatura ambiente” ficou para trás faz tempo! Basta pensar na relatividade da “temperatura ambiente” aqui no Brasil, que pode variar de temperaturas negativas no Sul a quase 40ºC no Norte e Nordeste. Esta informação se originou nos países europeus de clima frio a ameno, onde os termômetros marcam a média entre 14ºC a 16ºC. Nestes países, o ato de consumir vinhos não exige um controle tão efetivo da temperatura, porém esta não é a realidade na maior parte dos países. Como para tudo na vida, também aqui temos que usar o bom senso; imagine degustar um tinto encorpado no Rio de Janeiro a 40ºC, assim como apreciá-lo na Groenlândia, onde faz -20ºC.
Mas, afinal, quais mudanças são percebidas nas características do vinho de acordo com a temperatura? Conhecer a temperatura ideal para cada estilo de vinho nos possibilita extrair o máximo de prazer da bebida. Um vinho servido quente ou gelado demais poderá intensificar ou mascarar determinadas características no momento da degustação. Vamos aos exemplos práticos:
- Percepção Térmica: A temperatura do vinho é capaz de ativar ou inibir as papilas gustativas, que têm sua sensibilidade reduzida a partir dos 10ºC, se tornando quase insensíveis às temperaturas inferiores a 4ºC, dificultando a apreciação do vinho. Porém, se a bebida estiver acima da temperatura de serviço, sua apreciação ficará igualmente prejudicada.
- Doçura: Esta característica é acentuada com o calor. Quanto mais alta a temperatura do vinho, mais o açúcar é evidenciado. O contrário também acontece: quanto mais gelado, menos doce a bebida parecerá.
- Teor Alcoólico: Outra característica que é acentuada com o calor é o álcool. Isto acontece porque, acima de 20ºC, o álcool se torna predominante, pois evapora com mais facilidade.
- Aroma: Os aromas são mais percebidos com temperaturas mais altas. Porém, se for acima do adequado ao estilo do vinho, o álcool se destaca, tornando a bebida desequilibrada. Já se estiver muito gelada, não será possível apreciar todas as nuances aromáticas, fazendo com que o vinho pareça sem graça.
- Taninos: Sendo elementos predominantes nos vinhos tintos, os taninos são responsáveis pela característica de adstringência, ou seja, secura e aspereza na boca. Caso o vinho esteja abaixo da temperatura recomendada, mais seus taninos ficarão evidenciados, e a sensação de amargor se evidenciará além do desejado, desequilibrando o vinho, tornando-o duro e desagradável.
Uma das soluções para quem ainda não possui a prática é utilizar uma das ferramentas que são os termômetros específicos para vinhos, que variam bastante de modelos, mas que têm o mesmo objetivo: medir e acompanhar a temperatura dos vinhos.
Continua depois da publicidade
Temperaturas recomendadas:
- Espumantes e Brancos Leves: Entre 4ºC e 6ºC
- Brancos Encorpados, Brancos Aromáticos e Rosés: Entre 8ºC e 12ºC
- Tintos Leves e Tintos de Corpo Médio: Entre 13ºC e 16ºC
- Tintos Encorpados, Vinhos Fortificados e de Sobremesa: Entre 16ºC e 20ºC
Saúde!
Néa Silveira
@neasommeliere