O pertencimento é determinante para que gostemos de algo, de um lugar, para querermos o que nos faz bem, para colocarmos toda a nossa energia em defesa de algo com afinco. É nessa linha que considero esse sentimento por parte de professores e alunos para com a escola fator crítico de sucesso no processo de educação.
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No livro “País mal educado” lemos: “para que um aluno desenvolvesse habilidades pessoais desejáveis, como curiosidade, resiliência, persistência e “mentalidade de crescimento”, ele precisa antes adquirir outras, como o senso de pertencimento ao ambiente escolar”, ou seja, quanto mais os alunos e professores se sentirem pertencentes à escola, melhores serão os resultados alcançados.
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É de se esperar que alguém que se sinta pertencente a um ambiente ajudará a cuidá-lo, a querer vê-lo bem conservado, bem asseado, não vai querer vê-lo em condições ruins ou em estado de abandono, afinal, professores e alunos passam boa parte de seu dia na escola.
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Sobre a relevância desse aspecto como fundamento para a qualidade no processo ensino-aprendizagem, o livro “Escolas Criativas” aponta que “o pré-requisito básico para uma educação efetiva é cultivar o entusiasmo dos alunos pela aprendizagem. Se os alunos não estiverem envolvidos com a escola, tudo o que segue em nome da educação é praticamente irrelevante”.
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Meu amigo Mozart Neves Ramos, em “Sem educação não haverá futuro” destaca que em função do abandono e da evasão escolar, “o Brasil chega a perder, a cada ano, algo em torno de R$ 27,5 bilhões, e isso sem falar no custo social e indireto”. Todo gestor que recebe essa informação deveria ficar chocado, para dizer o mínimo, para um país que precisa muito melhorar os resultados da educação essas perdas são imensas. Imaginemos o quanto se poderia fazer para tornar as escolas mais atrativas e, dessa forma, motivar os alunos à aprendizagem e o quanto o investimento de um montante como esse tem potencial para melhorar os níveis da educação em nosso país.
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A tecnologia entrou com força na educação, para facilitar a interação entre professores e alunos e, por meio dela, temos uma grande oportunidade de fortalecer o tal sentimento de pertencimento, fazendo com que o ambiente e as práticas educacionais se tornem atrativas e relevantes, estimulando os estudantes para os estudos.
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A realização de programas e ações que despertem, que promovam e que fortaleçam o interesse dos estudantes, para que eles mentalizem algo como “a minha escola está me proporcionando esse ambiente agradável e melhores condições” para, dessa forma, melhor prepará-los para suas vidas e suas carreiras.
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Inserir nos alunos esse “gostinho de quero mais” (estar na minha escola), que contribuirá para fortalecer o sentimento de pertencimento, faz toda a diferença no processo educacional.
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