Contrariando aqueles que esperavam e previram atos de violência, tivemos uma eleição tranquila nos quatro cantos do país. Que as autoridades constituídas vejam nas eleições do 1º turno que o Brasil é um país ordeiro, que temos valores que são exemplos para o mundo.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Vimos relatos de eleitores que chegaram para votar e alguém já tinha votado por eles, urnas que apresentaram problemas e muitas reclamações de demora nas filas de espera. E isso é responsabilidade e requerem respostas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), responsável pelas eleições.
No 2º turno, temos a considerar elementos importantes na disputa nacional e no jogo político que recomeça. Uma parte da mídia se especializou em atacar diuturnamente o presidente da República e apoiadores, numa clara campanha a favor do oponente, num ativismo político escondido por trás do trabalho jornalístico.
As pesquisas eleitorais, com destaque para algumas que erraram grosseiramente (ou seria propositadamente?). Dois dias antes das eleições nove pesquisas apontavam entre 34% e 40% de votos para Bolsonaro (Datafolha 36% e Ipec 34%) e ele obteve mais de 43%. A diferença entre os dois candidatos mais votados variou de 7% a 18%. É muita coisa.
Continua depois da publicidade
Fique por dentro de tudo sobre as Eleições 2022
As empresas de pesquisas têm muito a explicar aos eleitores, para dizer o mínimo, sob pena de perderam ainda mais a já combalida credibilidade perante a opinião pública. Fatos e dados precisam ser encarados de frente. A saber se essa combinação permanecerá no 2º turno, uma vez que isso pode ter levado muitos eleitores a fazerem as escolhas, ou seja, tiveram participação decisiva no resultado do 1º turno.
Data do 1º e 2º turno das Eleições 2022
Contrariando as pesquisas, a equipe de campanha do atual presidente apontava que a diferença entre ele e o oponente ficaria entre 4% e 5%, bem mais preciso, portanto, que os percentuais anunciados pelas pesquisas. As empresas de pesquisa foram as grandes derrotadas no 1º turno.
Os escolhidos para a Câmara dos Deputados e Senado indicam que teremos um Congresso Nacional com perfil mais conservador. O partido do atual presidente sai fortalecido do 1º turno. Em SC, os aliados do presidente se deram bem, com a eleição de seis deputados federais, 11 deputados estaduais, mais a eleição do representante para o Senado, um ilustre neófito na política.
Confira as informações sobre a apuração dos votos nas Eleições 2022
Chamou a atenção, novamente, a elevadíssima abstenção (mais de 32 milhões), votos nulos (aproximadamente 3,5 milhões) e votos brancos (quase 2 milhões). São muitos eleitores. Eu espero para essa nova etapa o debate de ideias, de propostas, de programas, em detrimento de embate sobre dois projetos diametralmente opostos de país, como os dois lados defenderam nas campanhas do 1º turno.
Continua depois da publicidade
Leia outras colunas de Natalino Uggioni
O nível da campanha e dos debates precisa alcançar os eleitores indecisos e levar aqueles que deixaram de votar a rever as posições e que tenhamos um bom 2º turno.
Saiba tudo sobre as Eleições 2022:
Leia também:
Jorginho e Décio disputam o 2º turno para o governo de SC