As religiões cristãs celebram neste domingo, dia 9, a solenidade da Páscoa, que é a ressurreição de Cristo que, tendo vencido a morte depois de ser crucificado, ressuscitou ao terceiro dia e subiu ao céu, segundo a fé dos cristãos. No período que antecede a Páscoa, chamado de Quaresma, os fiéis são convidados a fazerem penitência e, aqueles que não tiverem impedimentos, jejuarem, no mínimo, na Quarta-feira de Cinzas, que marca o início daquele período, e na Sexta-feira Santa, dia que se recorda a crucificação de Jesus.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
A fé, esta palavrinha pequena, porém, com significado profundo, não se aprende, ela decorre da vivência, dos exemplos e das práticas que experimentamos, na família, na sociedade e na igreja. Pois esta fé é que nos leva a fundamentar nossas crenças e construir nossos valores como seres humanos. Para os cristãos, pela fé que construímos ao longo da vida, Jesus Cristo é o filho de Deus que assumiu em tudo a condição humana, menos no pecado, e o verdadeiro cristão não deve ter dúvidas em relação a isto. Caso contrário, não faria sentido seguir os mandamentos e exemplos de um pecador.
Natalino Uggioni: “Linguagem neutra, inclusão?”
Por onde andou Jesus pregou a paz, a humildade, a dignidade e o exemplo. Não vivia em palácios, nem cercado de bens materiais. No entanto, arrastava multidões em todos os lugares por onde passava. Será que é fácil ser um seguidor de Cristo? Pode parecer que sim, mas vejamos um trecho do Evangelho em que ele se dirige a quem quer segui-lo:
Continua depois da publicidade
“Vocês ouviram o que foi dito: Ame o seu próximo e odeie o seu inimigo. Mas eu vos digo: Amem os inimigos e orem por aqueles que os perseguem”.
Grupo faz carreata em homenagem às vítimas do ataque a creche em Blumenau
Quem faz isso com frequência? E Jesus fala:
“Se vocês amarem somente aqueles que vos amam, que recompensa vocês receberão? Até os publicanos fazem isso! E, se saudarem apenas os seus irmãos, o que estarão fazendo de mais? Até os pagãos fazem isso! Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês”.
Destarte, é possível afirmar então que não é assim tão trivial quanto possa parecer, ser um seguidor de Cristo e, mais que isso, colocar em praticar seus ensinamentos, na linha de outra fala do mestre dando conta que “a fé sem as obras é morta”.
Rodovias de SC têm restrição de tráfego e maior monitoramento em operação durante Páscoa
A Páscoa ganhou forte apelo comercial, com coelhinhos e ovos ocupando boa parte da atenção das pessoas, porém, o verdadeiro sentido da data está no nosso propósito interior, é a passagem do homem velho para o homem novo, reconciliado com Cristo e com seus semelhantes, feitos à imagem d’Ele.
Continua depois da publicidade
Durante o período da Quaresma os cristãos são chamados a meditarem sobre seus atos, sua conduta para consigo mesmo e para com seus irmãos em Cristo, também chamados de seus próximos, reconciliando-se consigo mesmo e com os outros para, de coração limpo e mente sadia, celebrarem a Páscoa.
Leia outras colunas de Natalino Uggioni
Mais do que esta introspecção e reconhecimento das faltas e omissões, são os desejos, os votos e o propósito de não mais cometermos ações e condutas que nos distanciam dos ensinamentos daquele que seguimos, como guia e exemplo, Jesus Cristo. Uma abençoada, feliz e santa Páscoa a todos.
Leia também:
Pedágios em SC têm aumento na tarifa a partir desta sexta-feira; veja novos valores
Professores de SC terão treinamento de defesa pessoal após ataque a creche de Blumenau
Governo federal começa Operação Escola Segura para prevenir ataques