Não encontro argumentos para justificar os ataques ao agronegócio brasileiro. Nosso agronegócio responde por, aproximadamente, 27% de todas as riquezas produzidas no Brasil, impactando positivamente o PIB nacional. Contra as narrativas de que o agronegócio significaria desmatamento e destruição de florestas os dados oficiais apontam que o Brasil é um país livre e extremamente preservado. A comparação com outros países é a melhor evidência disso.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Segundo o vídeo “Preserved Brazil”, disponível nas redes sociais, 66% do território brasileiro é totalmente preservado, número que chega a 84% quando o assunto é a Amazônia, e 85% da energia elétrica consumida no Brasil vem de fontes renováveis. Há quem fale da Amazônia sem nunca ter andado por lá. Algumas críticas extrapolam o limite da razoabilidade, dado o desconhecimento.
Natalino Uggioni: “Linguagem neutra, inclusão?”
Nosso país é responsável por um em cada cinco pratos de alimentos consumidos no mundo, com apenas 7% de nosso território para a agricultura, enquanto 14% é território indígena protegido. Países do G-20, com 80% do PIB mundial, são responsáveis por 78% do monóxido de carbono emitido na atmosfera. O Brasil, por outro lado, é responsável por apenas 2,9% dessas emissões.
Continua depois da publicidade
Veja mais notícias sobre educação
Enquanto há quem aponte que estamos acabando com nossas florestas, os países onde eles vivem têm menos de 5% do território preservado. O Brasil tem seis biomas, parques nacionais, um litoral imenso e foi apontado como o melhor país para os amantes da natureza, o que mostra nosso potencial para o turismo pós-pandemia.
O vídeo da “Global Politik”, também disponível nas redes sociais, evidencia o papel do Brasil no cenário mundial, com destaque para os 10 produtos mais exportados no ano de 2021:
Brasil é maior produtor e exportador mundial de café em grão;
Resíduos sólidos de soja, que são as sobras do processo de extração do óleo, ricas em fibras e proteínas naturais;
Celulose, com suprimento de 40% da demanda mundial;
Carne bovina, onde somos um dos maiores produtores e exportadores do mundo;
Açúcar de cana e similares, sendo o maior produtor e exportador mundial;
Aeronaves com a Embraer, que coloca o Brasil como o 3º maior fabricante de aviões no mundo;
Circuitos elétricos e eletrônicos;
Setor de petróleo onde, no cenário internacional, somos o sétimo maior produtor e exportador;
Na soja o Brasil é o maior produtor e exportador no mercado mundial;
Minério de ferro, que foi o principal produto exportado em 2021, com a China respondendo por 65% destas exportações.
Continua depois da publicidade
A previsão de crescimento da safra este ano é de 14,7%, com aumento da área plantada de 3,5%, significa que a produção cresceu para cima, não para os lados. Sobre o excesso de produção, criticado pelo presidente, vai para a exportação e impacta positivamente na balança comercial brasileira.
Leia outras colunas de Natalino Uggioni
São fatos e dados contra os quais os argumentos não se sustentam e todo bom brasileiro deveria sentir orgulho de nossa participação no comércio mundial, puxada pelo agronegócio.
Leia também:
Pacata cidade de SC servia de laboratório para megaprodução de drogas sintéticas
Empresário é preso por tráfico e tem carros e apartamentos de luxo em SC sequestrados