Faço parte daqueles que torcem pelo melhor para o Brasil, independentemente de quem ou qual partido esteja à frente do governo; a expectativa é de que os eleitos democraticamente, façam o melhor para e pelo nosso país. Tenho acompanhado o lado bom das realizações do atual governo, com iniciativas pouco destacadas e levadas ao grande público, senão vejamos.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Para começar, no ano em curso, a previsão é que a inflação brasileira será menor que a dos Estados Unidos, da Alemanha e da Inglaterra e o crescimento econômico brasileiro será maior que nestes mesmos países, de onde infere-se que tem coisa boa e diferente acontecendo em nosso país. Não me recordo de termos alcançado bons feitos como esses na história, em pouco tempo, que acabam colocando o Brasil como um grande porto seguro para investimentos em nível mundial.

Quem é o fundador da WEG que deixou herança bilionária em SC

Na agenda de bons avanços, temos também reformas importantes como a da previdência, mais que necessária, além de outras reformas microeconômicas como o novo marco do saneamento, o novo marco do gás, da cabotagem, das ferrovias que, num país continental como o nosso, não consegue-se entender porque não dispomos bem mais deste modal de transporte.

Continua depois da publicidade

Temos ainda a autonomia do Banco Central, a lei de facilitação do ambiente de negócios, da liberdade econômica, um conjunto de medidas que facilitam a abertura de empresas, com mais segurança jurídica, e isso é básico para atração de investimentos no Brasil. Esses fatos explicam os contínuos investimentos que culminam com o desemprego em queda, já na casa de um dígito apenas, e a inserção mais de 100 milhões de brasileiros atuando no mundo do trabalho.

Quem é a ex-bailarina da Xuxa e atual esposa de Ciro Gomes

Além disso, foram feitos também leilões e concessões que continuam em processo acelerado como por exemplo, os leilões do petróleo, de aeroportos, de transmissão de energia, de novas áreas para mineração, que geram mais postos de trabalho e renda para muitos brasileiros. Isso tudo pelo fato dessas medidas acertadas terem sido tomadas em momentos recentes e difíceis, não apenas por aqui, mas em todo o mundo, com a pandemia e a guerra na Ucrânia.

Nenhum governo acerta tudo e propõe somente medidas acertadas. Há iniciativas e projetos equivocados e correções de rumo são necessárias. Os desafios da governança de um país gigante como o nosso são inúmeros, mas há que se reconhecer as iniciativas que vêm para melhorar o ambiente de negócios e a qualidade de vida do povo brasileiro.

Na linha da relevância da constância dos bons propósitos, passo a passo e de forma continuada, vemos alguns bons resultados aparecendo, o que me parece um bom presente para nossos 200 anos de independência.

Continua depois da publicidade

Leia outras colunas de Natalino Uggioni

Quisera que esses bons feitos ganhassem mais destaque e valorização, não apenas aqui, mas para além de nossas fronteiras; seria bom para nosso país e orgulho para nós brasileiros.

Confira uma série de vídeos com imagens para inspirar:

Leia também:

Quem é a ex-bailarina da Xuxa e atual esposa de Ciro Gomes

Entenda acordo que fez catarinense ganhar herança de quase R$ 1 bilhão de fundador da WEG

Youtuber que viajava o país de motorhome foi assassinada em SC, diz polícia