É notória a literatura acerca desses dois temas; de fato a gestão é o pilar central do que acontece em um local e os resultados alcançados estão diretamente relacionados aos fundamentos empreendidos pelo líder.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
A ambiência do local pode ser percebida logo na chegada, quando se tem a visão geral de um determinado espaço. Falando de gestão e liderança na educação, como nos aponta o livro “Escolas Criativas”, “o ambiente físico de uma escola afeta não apenas como você a sente, mas também como ela realmente funciona. Você sente a escola logo que entra pela porta”. E essa percepção nos remete à qualidade da gestão naquela unidade.
Aguçando um pouco os sentidos fica perceptível as escolas onde a sociedade do entorno e as famílias participam ativamente da vida educacional; essa participação promovida, incentivada e liderada pelo gestor, faz toda a diferença nos resultados alcançados. No Brasil, segundo os dados do Inep, a quantidade de gestores escolares que realizaram a formação específica para a função é muito pequena, uma dura realidade para um país que precisa melhorar os índices de qualidade na educação.
> Natalino Uggioni: “Teoria das janelas quebradas”
Continua depois da publicidade
Isso remete à pouca preocupação dos decisores com o perfil dos escolhidos para a gestão das escolas, ou ainda, a limitação de candidatos entre os possíveis selecionados. Seria de se esperar que os escolhidos tivessem, no mínimo, aquela formação, ou então, que a realizassem uma vez designados para o relevante papel e responsabilidade de gerenciar e liderar uma escola. Precisamos, portanto, de um esforço nacional, em regime efetivo de colaboração, para melhorarmos esse quadro.
> Ação em escolas de Blumenau expõe preocupação com intoxicação digital
O gestor visionário pode promover mudanças e avanços significativos na unidade sob sua gestão, com potencial de contagiar positivamente os professores e criar a ambiência favorável à boa aprendizagem, um espaço agradável onde todos se sintam bem.
A visão e liderança de um bom gestor podem mudar a cultura e conquistas da escola, inspirando e motivando as equipes para a transformação, por meio da educação. A educação envolve pessoas e um bom gestor precisa saber lidar com gente, estar preparado para enfrentar os (muitos) desafios diários da escola, além de apresentar soluções para os problemas e estar aberto para o novo, em constante aprendizagem.
> SC publica regras do Bolsa Estudante de R$ 6,25 mil para 60 mil alunos
Os bons resultados da aprendizagem estão diretamente ligados à qualidade do ambiente da escola e os gestores precisam empenhar-se continuadamente para promover esse espaço motivante para a aprendizagem. Além da preocupação com os resultados alcançados pelos alunos, o gestor tem como missão desenvolver uma participação ativa da comunidade, dos alunos, professores, pais e de todos que atuam naquela unidade.
Continua depois da publicidade
> Leia outras colunas de Natalino Uggioni
A educação acontece nas escolas, na relação entre professores e alunos e o gestor deve sempre estar à frente do processo, como fazem os melhores líderes.
Leia também:
> Céu de SC tem chuva de detritos do cometa Halley; veja vídeo
> Seis filmes para ensinar crianças e adolescentes sobre mudanças climáticas