Foi com grande alegria e emoção que no ano de 2019, como Secretário de Estado da Educação em SC, tive a grata satisfação de retornar à minha primeira escola; foi um momento inesquecível cujas imagens guardo na lembrança com muito carinho.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Falo da Escola de Educação Básica Padre Miguel Giacca onde iniciei os estudos em 1970. O ano era 1922, o mês junho e o dia 29, data muito relevante para os moradores do Distrito de Rio Maina, na cidade de Criciúma, quando a professora Custódia Cardoso de Oliveira iniciou as aulas de alfabetização e Língua Portuguesa para os filhos de imigrantes que lá haviam se estabelecido, dando assim origem à criação da escola que, em 2022, completa 100 anos de existência, passando a ser mais uma unidade a constar na publicação do Conselho Estadual de Educação, no seleto grupo das Escolas Centenárias de nosso estado.
Naquele período ela era chamada de Escola Básica Padre Miguel Giacca (PMG) e os estudos eram divididos entre Primeiro Grau (Primário, do 1ª ao 4ª ano e Ginásio, do 5º ao 8º ano) e três os 03 anos do Segundo Grau; hoje, atualmente temos o Ensino Fundamental (anos iniciais, do 1º ao 5º e anos finais, do 6º ao 9º ano) e os 03 anos do Ensino Médio.
> Gestão e liderança na escola
Continua depois da publicidade
Alguns aspectos vividos naquele retorno e que saltaram aos olhos foi ver o quanto a estrutura foi ampliada e significativamente melhorada; quando fui aluno, as aulas de educação física eram realizadas no pátio de chão batido, em cuja área hoje existe um imponente ginásio coberto, melhorando sobremaneira as condições para as atividades físicas. Uma rampa coberta, com degraus na forma de arquibancada, também chama a atenção.
A primeira turma da professora Custódia contava com 45 alunos; já a primeira turma a formar-se no ginásio, em 1969, contava com 48 alunos. Atualmente, a escola tem mais de mil alunos matriculados no Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Anos Finais, Ensino Médio e Magistério, o que nos dá a dimensão de seu exponencial crescimento.
A emoção aumentou um pouco mais no momento em que, na sala da secretaria escolar, me foi entregue a cópia dos documentos que estão arquivados na minha pasta de aluno, do período em que estudei naquela unidade; constatar o carinho e o zelo com que os documentos dos estudantes permanecem guardados e bem cuidados não têm preço e aqui é preciso valorizar os profissionais que realizam esse trabalho com tamanho empenho, afinco e dedicação.
O Giacca é uma unidade escolar com total integração na aldeia do seu entorno. O lema “Sou Giacca e orgulho-me disso” desperta e faz crescer nos alunos e nos professores o sentimento de pertencimento para com a escola e isso faz toda a diferença no processo de educação.
Continua depois da publicidade
> Leia outras colunas de Natalino Uggioni
Parabéns, EEB Padre Miguel Giacca. Sintam-se valorizados e reconhecidos todos os que ajudaram a cuidar bem da escola até a comemoração do seu centenário.
Leia também:
SC tem sete concursos públicos abertos; salário chega a R$ 32 mil
SC tem 11 das 50 melhores cidades do Brasil, aponta ranking; veja a lista
Empresa que assumiu corrupção deve devolver R$ 44 milhões a SC