A retomada do atividades nas redes escolares (estadual, municipais e particular) é sempre um grande desafio para os gestores e equipe responsável. A educação, essa aldeia de várias tribos, como costumo dizer, requer muito empenho, dedicação e trabalho continuado, para que os responsáveis possam dar conta de todos os desafios que se apresentam continuadamente.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Um dos maiores desafios é conseguir alcançar o sentimento de pertencimento de alunos, professores e equipe para com as escolas. Quanto mais pertencentes estes atores se sentirem, melhores serão os resultados no processo de ensino. É tema corrente na retomada do ano letivo, os muitos problemas de infraestrutura nos prédios escolares da rede pública estadual.

Alunos carregam mochilas de escolas em SC com peso superior ao permitido em lei

Acontece que a grande maioria das edificações são obras com muitos anos de construção, o que requer intervenção continuada, na linha da teoria das janelas quebradas, tema já abordado neste espaço. E as obras são sempre um grande desafio, que está entre os maiores para qualquer gestor. Construir uma nova unidade escolar leva anos, chegando a transpassar períodos de governo. As razões são muitas e renderiam outro texto.

Continua depois da publicidade

Início de reforma em escola centenária em Joinville vai levar mais tempo

Mas existem formas de gestão para amenizar todos estes impactos e as muitas forças e correntes que desafiam o alcance de bons resultados. Começo pela continuidade de iniciativas e programas, comprovadamente com bons resultados, implementados em gestões anteriores. A educação é um processo que apresenta resultados em longo prazo, e isso precisa estar sempre presente para quem está gestor no momento.

Instituto em SC abre concurso com salário de até R$ 9,6 mil

Outro ponto importante é atuação em regime de colaboração entre Estado e municípios, independentemente de questões político-partidárias (educação deve ser apartidária), uma vez que a educação acontece nas escolas, que estão localizadas nos municípios, e é para lá que todos devem atuar. Lembro-me que quando estava secretário havia um plano de médio prazo, de estímulo à municipalização dos anos iniciais nas cidades com até 15 mil habitantes. Por quê?

Veja mais notícias sobre educação

Embora possa haver críticas contrárias a este processo, os números (fatos e dados) não mentem; os alunos dos estados que municipalizaram os anos iniciais do Ensino Fundamental obtêm melhores desempenho nas avaliações de grande escala como IDEB e SAEB, por uma série de razões. Não me parece fazer sentido manter uma escola estadual com pequena quantidade de alunos, com todas as despesas decorrentes, em detrimento de transferi-la para o município, o que não significa que o Estado abra mão da responsabilidade, pelo contrário, uma escola municipalizada pode receber apoio do Estado e investimentos necessários.

Leia outras colunas de Natalino Uggioni

Por outro lado, há regiões mapeadas pela secretaria, por meio do Plano de Ofertas Educacionais (POE), que requerem a construção de novas unidades. Estamos falando da necessária otimização na aplicação dos recursos públicos, com foco em uma educação de qualidade em SC. Que assim seja!

Continua depois da publicidade

Leia também:

Oito cidades de SC estão entre as 100 populações mais ricas do Brasil, mostra estudo

VÍDEO: Banhistas de Balneário Camboriú se surpreendem ao flagrar “dinossauro” em alto-mar

A Notícia celebra 100 anos com caderno especial, exposição e projeto “Joinville Que Queremos”