A proposta de revisão do Ensino Médio encaminhada pelo Ministério da Educação (MEC) para análise do Congresso Nacional, lamentavelmente, não sinaliza priorização à formação técnica e profissional dos estudantes, já na última etapa da educação básica. Pelo contrário, parece tratar essa formação como menos importante que a formação acadêmica.
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É preciso considerar que para muitos estudantes a prioridade não é ingressar e concluir um curso superior, por vezes, de qualidade duvidosa e, com diploma de graduação em mãos, não conseguir ingressar no mundo do trabalho, submetendo-se à vagas que não exigem qualificação daquele nível.
Uma boa formação técnica tem essa prerrogativa, qual seja, a possibilidade de iniciar uma carreira profissional logo após a conclusão do ensino médio.
O que está em discussão para mudar o Novo Ensino Médio
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Não significa que uma graduação não seja relevante, não é isso. O ponto é a priorização de um nível de formação para o mundo do trabalho, em detrimento de outro que pode configurar-se como o diferencial na vida dos estudantes, que devem estar no centro do processo educacional.
Inserir o idioma espanhol como obrigatório, para usar um exemplo, é importante. Porém, com a (re)inserção de disciplinas que haviam ficado de fora do conjunto em curso, pode resultar em poucas horas para aquela disciplina, ficando os alunos apenas com noções da língua de nossos países vizinhos, deixando de aprofundar-se nos pilares fundamentais como língua portuguesa, matemática e ciências.
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Ainda veremos discussões acerca da proposta em análise; um bom currículo é importante, por certo, porém, de forma isolada, ele não irá promover a transformação (para melhor) que todos almejamos na educação.
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