A Bíblia Sagrada nos orienta a “vigiarmos e ficarmos atentos, pois não sabemos o dia nem a hora”, que soa como uma orientação para que estejamos preparados, pois não sabemos em que momento de nossas vidas as oportunidades aparecerão e, caso não estejamos preparados, essas boas oportunidades podem surgir e nós não as aproveitarmos.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
O livro “Oportunidades Disfarçadas” aponta que Sam Walton repetia para os funcionários: “Se você não está atendendo a um cliente, deve então estar atendendo a alguém que está atendendo um cliente; fora isso, você não tem grande utilidade”; que podemos adequar como princípio de gestão educacional: “Na educação, todos devemos trabalhar para a sala de aula; quem não trabalha em sala de aula, deve trabalhar para quem lá trabalha; fora isso, é preciso questionar se as atividades que estão sendo realizadas pelos profissionais, fazem mesmo sentido, e se são mesmo necessárias”.
> Natalino Uggioni: “Teoria das janelas quebradas”
Não são raras as vezes nas quais as pessoas se apegam a uma determinada atividade ou a um processo que já não tem mais nenhum valor para a empresa ou instituição, mas que elas fazem questão de não pararem de fazer ou, como diz o ditado “não largam o osso”. E aqui fazemos o elo com a base que nos trará o conjunto de conhecimentos, formação e habilidades para que, aproveitando as oportunidades que surgirem, possamos explorá-las da melhor forma, aportando nas ações decorrentes nosso melhor e, dessa forma, colhermos os melhores resultados.
Continua depois da publicidade
> Jesse e Shurastey estavam a dois dias do Alasca quando morreram em acidente
Transformar a educação em algo que dê brilho aos olhos da família brasileira e que prepare os jovens para vidas e carreiras, deve ser uma obsessão praticada e perseguida por todos aqueles que buscam uma educação de qualidade.
Os estudantes vêm até as escolas diariamente, faça chuva ou faça sol, em dias frios ou quentes e os educadores não podem perder esse período para abrir neles um mundo de possibilidades e fazer deles agentes de transformação, de modo que estejam sempre bem-preparados para aproveitar as oportunidades que se lhes apresentarem durante suas trajetórias pessoais e profissionais.
> Tudo sobre a final da Champions entre Liverpool e Real Madrid
Precisamos zelar pela formação daqueles que irão cuidar do nosso futuro, do futuro do nosso Estado e do nosso país e é pela educação que temos a possibilidade de fazê-lo. Não podemos nos acostumar e achar que é normal a pouca valorização e a baixa remuneração de um professor, que a educação pública é ruim, que as escolas não são bem cuidadas e seguirmos aceitando isso sem nos darmos conta que o resultado que estamos alcançando pode se voltar contra nós mesmos.
> Leia outras colunas de Natalino Uggioni
Mais que isso, é termos clareza de que é pela boa educação e estando bem-preparados que poderemos melhor aproveitar as oportunidades, na medida em que elas forem surgindo em nossa vida; preparados e atentos, inclusive, para que elas não passem despercebidas e sem que as aproveitemos da melhor forma.
Continua depois da publicidade
Leia também:
> Taxa de abandono escolar dobra e aprovação cai em 2021 no Estado
> Fim de semana tem tempo instável em Santa Catarina
> Preço do combustível acompanha o custo de vida em Florianópolis