Celebramos nesse 30 de abril o Dia da família na escola, uma data estabelecida por lei estadual (lei 16.877/2016), aprovada por unanimidade, ocasião em que acontece uma grande mobilização nas escolas da rede estadual de ensino. A ação é realizada no conjunto de iniciativas do Movimento Santa Catarina pela Educação (de cuja criação guardo a satisfação por ter participado) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e entidades signatárias do movimento.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Sempre em um sábado as escolas abrem as portas para receber os estudantes e famílias convivendo algumas horas juntos, no ambiente frequentado pelos alunos durante os estudos. Para além das muitas atividades e interações que acontecem durante o dia, essa data ganha relevância maior pelo fato de motivar a presença dos pais na escola. É possível que, para muitos pais, esse seja o único dia do ano que eles vão até a escola dos seus filhos.
> Natalino Uggioni: “Teoria das janelas quebradas”
É sabido que os filhos cujos pais participam e acompanham ativamente as atividades escolares, comprovadamente, apresentam melhor desempenho e melhores resultados no processo educacional, bem como, lidam melhor com o conjunto de habilidades comportamentais. Quanto mais os pais entenderem que a participação deles é determinante para o futuro dos filhos, tanto melhor será o desenvolvimento desses no seu percurso estudantil.
Continua depois da publicidade
> SC terá carro elétrico inédito para policiamento ambiental
Então vamos ao alerta principal para hoje: é muito pouco para os pais visitarem a escola dos filhos somente no Dia da família na escola; nesse dia sim, pois essa é uma data celebrativa, mas além desse, é importante que os pais visitem a escola dos filhos com mais frequência, durante os demais dias letivos do ano.
Conversar com os professores sobre os filhos, apontarem as qualidades, as habilidades, aquilo que eles gostam de fazer, os talentos, auxiliará os professores de modo que possam melhor orientar os alunos em seu processo formativo.
O dia da família na escola em Santa Catarina mostra para todo o país que é possível (e necessário) que os gestores e educadores se preocupem em promover e fortalecer a relação entre a família e a escola.
> Censo Escolar: mais de 650 mil crianças saíram da escola em três anos
O acompanhamento do que se ensina na escola por parte da família confere melhor assimilação e melhores resultados para os estudantes, e quanto maior o número de famílias acompanhando de perto o que os filhos estão aprendendo, dando-lhes apoio e suporte nas atividades escolares, melhores serão os resultados alcançados na educação.
Continua depois da publicidade
> Leia outras colunas de Natalino Uggioni
Ao realizar o Dia da família na escola os gestores não devem deixar passar a oportunidade de reforçar aos pais o convite para que visitem a escola de seus filhos com mais frequência. A aproximação e o fortalecimento do relacionamento família-escola, realizada de forma permanente, contribui para melhorar o nível alcançado na educação, o que é bom para toda a sociedade.
Leia também:
> SC tem salto na emissão diária de títulos de eleitor para adolescentes
> Jean Wyllys compara cartaz da Schützenfest ao nazismo e causa polêmica
> Conheça o sistema manezinho capaz de transformar um Fusca em carro elétrico