Para marcar minha estreia neste espaço, busquei inspiração no provérbio africano “É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança”, que norteou a escolha do tema da gestão, quando estive à frente da Secretaria Estadual de Educação. “EducAção de todos” é o chamado para que a sociedade entenda que a responsabilidade de bem educar uma criança, não deve ser atribuída e esperada somente da escola; é preciso que todo o entorno da escola se envolva nesse processo, a começar pela família dos estudantes.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Isso nos remete também a defender a premissa de que a escola não é um elemento estranho no espaço onde ela está instalada; é preciso que ela esteja integrada ao entorno, que seja percebida como relevante, com interações e participação ativa nas ações que acontecem nas proximidades, o que vai ao encontro dos dizeres do referido provérbio.
Chegamos então à importante relação entre a família e a escola, destacando que a estreita relação entre elas é determinante para que se consiga melhores resultados no processo educacional. Os filhos cujos pais acompanham ativamente as atividades escolares, apresentam melhor desempenho e melhores resultados no processo educacional, bem como, lidam melhor com as habilidades socioemocionais.
> Escolas particulares de Blumenau visitarão as públicas com piores notas no Ideb
Continua depois da publicidade
Quanto mais nós, como sociedade, entendermos que a educação não é responsabilidade única da escola, e os pais entenderem que a participação efetiva deles é determinante para o futuro dos filhos, tanto melhor será o desenvolvimento dos estudantes no seu percurso formativo, em suas carreiras e em suas vidas.
> Cinco aplicativos para te ajudar a organizar os estudos
Os pais precisam participar da vida da escola, das reuniões, reforçar o valor de uma boa formação, do respeito ao próximo, da valorização aos professores, porque é pela educação e com o apoio ativo ao processo que eles ajudarão a promover a evolução que todos queremos.
Transformar o período escolar em algo que dê brilho aos olhos das famílias deve ser uma busca contínua praticada por aqueles que trabalham por uma educação de qualidade; a base familiar deve prover amor, impor limites com a escola complementando essa acolhida, e juntos realizarem o milagre da transformação, por meio da educação. Até que não consigamos construir isso como sociedade, continuaremos numa constante luta em busca da boa educação.
> Hang fica US$ 2 bilhões mais rico e volta ao top 10 da Forbes no Brasil
A premissa de que a escola é parte de uma aldeia que precisa contar com o envolvimento da comunidade, da família, dos que convivem no entorno, e ser percebida como um espaço de acolhimento, onde todos se sintam bem e queiram estar naquele ambiente, deve estar permanentemente ativo em cada unidade escolar.
Continua depois da publicidade
> SC inicia neste mês distribuição de absorventes nas escolas
A educação é o fundamento que pode transformar vidas; que isso não fique na retórica, mas que seja, de fato, aplicado de forma perene no processo educacional. No final das contas, como sociedade, todos ganhamos com isso.
Leia também:
> Empresários de SC são presos por lavar R$ 700 milhões para o tráfico de drogas
> Funcionários que ganharam a Mega-Sena não aparecem para trabalhar