Não se preocupe essa é uma dúvida que a maioria das pessoas têm. Quando se pensa em qual taça usar na hora de servir determinado vinho, a maioria das pessoas ficam indecisas, com relação ao tamanho e formato, pois realmente se formos pesquisar existem sim, uma quantidade bem grande de modelos, designs, formatos e cores. E tudo isso por quê? Porque essa história das taças teve início por volta de 1500 a.C pelos romanos.

Continua depois da publicidade

E quando me pergunto onde eu vi a primeira taça de vinho que chamou a minha atenção? – Me vem à mente aquelas cenas dos filmes romanos, onde os homens brindavam nas tabernas, com aquelas taças de metal super robustas e pesadas. Às vezes fico até imaginando a qualidade daquele vinho que era servido.

Ainda bem que essa história faz parte do passado e hoje temos as nossas queridinhas taças de cristal. Então acredito que seria interessante colocar os modelos tradicionais e dar um norte para quem fica na dúvida.

Taça bordeaux ideal para vinho tinto.
Taça bordeaux ideal para vinho tinto. (Foto: ClipComic)

Taça para vinho tinto:

Bordeaux – para vinhos encorpados e com mais tanino. Tem o bojo grande, mas com a borda mais fechada.

Continua depois da publicidade

Taça Borgonha sempre a mais desejada.
Taça Borgonha sempre a mais desejada. (Foto: ClipComic)

Borgonha – para vinhos mais complexos e concentrados. As taças têm formato balão com bojo maior do que as Bordeaux.

Vinho branco nessa taça cai bem.
Vinho branco nessa taça cai bem. (Foto: ClipComic)

Taça para Vinho branco:

Não existe um nome específico para cada modelo de taça de vinho branco e sim uma explicação para quem tiver interesse e desta forma poder auxiliar na hora da compra.

As taças de vinho branco devem ter corpo menor do que as de vinho tinto, pois o vinho branco precisa ser consumido em temperaturas mais baixas e por este motivo devem ser servidos em um espaço menor, que permita menos trocas de calor com o ambiente.

Rosé nessa taça se destaca.
Rosé nessa taça se destaca. (Foto: ClipComic)

Taça para vinho Rosé:

No caso da taça para vinho rosé também não existe um nome específico. Os vinhos rosés geralmente apresentam tanino, mas com aromas que lembram os brancos. Por esse motivo, a taça indicada deve ser menor que a dos brancos, mas com bojo maior. Se você não tiver uma taça específica para rosés utilize uma para vinho branco.

Continua depois da publicidade

Vinho fortificado merece uma taça especial.
Vinho fortificado merece uma taça especial. (Foto: ClipComic)

Taça para vinho Fortificado:

Tem bojo pequeno, são mais estreitas na parte superior. Aquele estilo bem baixinha, pois o consumo de vinhos doces e fortificados geralmente é menor.

Mas resumindo eu ainda sou a favor de que cada um beba na taça que lhe traga mais prazer, mais conforto, mais felicidade, pois no final é isto que importa. Saúde sempre!