Embora originária da França, a Cabernet Sauvignon é uma das castas de vinho tinto mais plantadas no mundo. Cabernet Sauvignon é uma variedade relativamente nova nascida do cruzamento entre Sauvignon Blanc e Cabernet Franc, durante os anos 1600 no sudoeste da França. Foi a primeira variedade clássica cuja filiação foi determinada por meio de análise de DNA.
Continua depois da publicidade
É cultivada em quase todos os principais países produtores de vinho. Os países com melhor desempenho para Cabernet Sauvignon incluem França, Itália, Espanha, Austrália, Argentina, Chile, Nova Zelândia e EUA.
Especialistas acreditam que existem mais de 850.000 acres globalmente, cobrindo cerca de 5% da área total de vinhedos globais.
Durante a maior parte do século XX foi a uva mais plantada do planeta até ser ultrapassada pela Merlot na década de 1990. Mas no século XXI a Cabernet Sauvignon voltou a ocupar o primeiro lugar.
Na Europa, a maioria dos vinicultores mistura varietais para harmonizar sabores, acidez e taninos, criando vinhos equilibrados e complexos. Cabernet Sauvignon é frequentemente um dos favoritos, pois é uma presença poderosa em blends.
Continua depois da publicidade
Mais famosa, Cabernet Sauvignon é um componente importante de muitos vinhos de Bordeaux. Lá, muitas vezes é acompanhado com os outros principais varietais tintos de Bordeaux: Merlot, Cabernet Franc, Malbec e Petit Verdot.
Apesar dos sabores naturais e encorpados do Cabernet Sauvignon, os vinhos de Bordeaux podem ser lindamente complexos e sutis, e envelhecem por décadas. Em climas mais frios como Bordeaux, o Cabernet Sauvignon exibirá aromas e sabores de groselha preta, acompanhados de notas de pimentão verde, menta e cedro.
Em climas mais amenos, os sabores de groselha preta são frequentemente acompanhados por notas de cereja preta, amoras e azeitonas pretas, enquanto em climas mais quentes podem se inclinar para o lado maduro e com geleia, caracteristicas marcantes do solo françes.
Agora falando de solo americano, quase todas as marcas de vinhos de luxo na Califórnia, por exemplo, comercializam um vinho Cabernet Sauvignon – seja um único varietal ou um blend de Bordeaux.
Continua depois da publicidade
Sua popularidade entre os vinicultores é fácil de entender, pois é relativamente fácil de cultivar, a Cabernet Sauvignon produzirá vinhos tintos excepcionais e de longa duração em uma ampla variedade de tipos de clima e solo. Uma uva versátil quando se fala de adaptação de terroir e que agrada o paladar da grande maioria das pessoas.