Quando se pensa em bebida japonesa logo nos vem a mente o Saquê, mas o que poucos sabem é que o Japão possui várias vinícolas que produzem vinhos tintos, brancos e espumantes. Inclusive alguns vinícolas já foram premiadas em concursos internacionais.

Continua depois da publicidade

Uma das vinícolas japonesas chamada Ajimu recebeu medalha de prata por seu espumante Ajimu Budoushu Koubou 2019, no último concurso internacional de champanhes e espumantes. Este concurso tem a frente o respeitado escritor e crítico de vinhos britânico, Tom Stevenson.

A vinícola Ajimu que leva o nome da cidade onde está localizada, produz vinhos desde 2006, usando apenas uvas colhidas localmente. Ano após ano, a vinícola Ajimu expandiu sua área de cultivo plantando Pinot Noir, Cabernet Franc e Koshu, uma das mais antigas variedades de uvas autóctones cultivadas no Japão.

Esta uva de cor rosada é da casta Koshu
Esta uva de cor rosada é da casta Koshu (Foto: Divulgação)

A uva Koshu que para nós é pouco conhecida, ou talvez para grande maioria das pessoas ela nunca foi mencionada – possui casca rosada formam longos cachos cinza-rosados, eles são de pele grossa tornando-os bastante resistentes a doenças.

A uva pertence à família europeia vitis vinífera. Os aromas são delicados, com notas cítricas japonesas e sabores salgados e minerais.

Continua depois da publicidade

Os vinhos são delicados com baixo teor alcoólico e sua acidez limpa e picante resulta em um final fresco e leve.

Hoje as principais vinícolas do Japão que cultivam também a uva Koshu são:

katsunuma Winery

Grace Wini

Fujicco Winery

Haramo Wine

Kurambon Wine

Lumiere Winery

Manns Wines

Château Mercian

Sainte Neige

Soryu Winery

Suntory Winery

Enólogo japonês na vínicola Suntory, que cultiva uvas há 100 anos
Enólogo japonês na vínicola Suntory, que cultiva uvas há 100 anos (Foto: Site vinícula Suntory )

As vinícolas citadas acima ficam localizadas na província de Yamanashi no pé do Monte Fuji, a majestosa montanha, que é um dos símbolos mágicos do Japão e também Patrimônio da Humanidade. 

Aproximadamente mil anos atrás, a uva Koshu viajou pela Rota da Seda e encontrou seu lar japonês na província de Yamanashi. Koshu of Japan, (KOJ) foi estabelecido em 2009 para promover e melhorar a qualidade do Koshu e, através de seus esforços, os vinhos continuam a ganhar reconhecimento nos mercados internacionais.

Hoje a versátil Koshu produz uma ampla gama de vinhos tranquilos e espumantes, de secos a doces.