Nas últimas semanas vários Estados do Brasil – São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul participaram da Masterclass dos vinhos da Península de Setúbal.

Continua depois da publicidade

Que teve o intuito em apresentar seus vinhos para o consumidor brasileiro, que se inscreveu gratuitamente nas aulas e pode conhecer um pouco da história dos produtores de vinho dessa região.

A história da região da Península de Setúbal é muito antiga, quase que se perde no tempo, ali foram plantadas as primeiras vinhas da Península Ibérica, por volta de 2.000 a.C., dando início a uma tradição que foi renovada em 1907, com a demarcação da Região do Moscatel de Setúbal, a segunda mais antiga região demarcada de Portugal. A Região da Península Setúbal compreende uma área total de cerca de 9.500 hectares de vinhas que produzem vinhos brancos, rosados, tintos, espumantes, frisantes e licorosos.

Essa região de Portugal tem muitas diferenças geográficas, conta com a existência de planícies, serras e encostas, além dos Rios Sado e Tejo e a proximidade com o Oceano Atlântico. Realmente um Terroir ímpar, que merece ser apreciado através dos seus excelentes vinhos.

Em Santa Catarina as aulas contaram com o apoio da ABS SC (Associação Brasileira de Sommeliers), ministrada pela Presidente da ABS Rossela Ceni, que ressaltou a importância em participar – “Esse evento foi superimportante para ABS SC, porque representa um reconhecimento, fomos uma das quatro regionais selecionadas para ministrar o evento. Com vinhos que considero de excelente qualidade, ótimo custo benéfico, bem adaptados a nossa gastronomia a ao gosto do nosso consumidor e que estão acessíveis para venda em todo país”.

Continua depois da publicidade

Para quem tiver interesse em conhecer os vinhos que foram apresentados. Segue aqui a lista e onde comprar: https://vinhosdapeninsuladesetubal.com.br/onde-comprar-vinhos/

  1. BSE (José Maria da Fonseca). Branco. 2020. I.G. Península de Setúbal
  2. Colheita Selecionada (Adega de Pegões). Branco. 2020. I.G. Península de Setúbal
  3. JP Azeitão (Bacalhôa). Rosado. 2020. I.G. Península de Setúbal
  4. Quinta de Alcube (Quinta de Alcube). Tinto. 2020. I.G. Península de Setúbal               
  5. Vinhas da Invejosa Reserva (Filipe Palhoça). Tinto. 2018. D.O. Palmela
  6. Moscatel de Setúbal (Adega de Palmela). Fortificado. 2018. D.O. Setúbal
  7. Piloto Collection Roxo (Quinta do Piloto). Branco. 2020. I.G. Península de Setúbal
  8. Fernão Pó (Fernão Pó). Tinto. 2019. I.G. Península de Setúbal
  9. 4ª Geração (Venâncio da Costa Lima). Tinto. 2018. D.O. Palmela
  10. Quinta Brejinho da Costa Selection (Quinta Brejinho da Costa). Tinto. 2017. I.G. Península de Setúbal
  11. Dona Ermelinda Grande Reserva (Casa Ermelinda Freitas). Tinto. 2017. D.O. Palmela
  12. Moscatel de Setúbal (Sociedade Vinícola de Palmela). Fortificado. 2018. D.O. Setúbal