Nas últimas semanas vários Estados do Brasil – São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul participaram da Masterclass dos vinhos da Península de Setúbal.
Continua depois da publicidade
Que teve o intuito em apresentar seus vinhos para o consumidor brasileiro, que se inscreveu gratuitamente nas aulas e pode conhecer um pouco da história dos produtores de vinho dessa região.
A história da região da Península de Setúbal é muito antiga, quase que se perde no tempo, ali foram plantadas as primeiras vinhas da Península Ibérica, por volta de 2.000 a.C., dando início a uma tradição que foi renovada em 1907, com a demarcação da Região do Moscatel de Setúbal, a segunda mais antiga região demarcada de Portugal. A Região da Península Setúbal compreende uma área total de cerca de 9.500 hectares de vinhas que produzem vinhos brancos, rosados, tintos, espumantes, frisantes e licorosos.
Essa região de Portugal tem muitas diferenças geográficas, conta com a existência de planícies, serras e encostas, além dos Rios Sado e Tejo e a proximidade com o Oceano Atlântico. Realmente um Terroir ímpar, que merece ser apreciado através dos seus excelentes vinhos.
Em Santa Catarina as aulas contaram com o apoio da ABS SC (Associação Brasileira de Sommeliers), ministrada pela Presidente da ABS Rossela Ceni, que ressaltou a importância em participar – “Esse evento foi superimportante para ABS SC, porque representa um reconhecimento, fomos uma das quatro regionais selecionadas para ministrar o evento. Com vinhos que considero de excelente qualidade, ótimo custo benéfico, bem adaptados a nossa gastronomia a ao gosto do nosso consumidor e que estão acessíveis para venda em todo país”.
Continua depois da publicidade
Para quem tiver interesse em conhecer os vinhos que foram apresentados. Segue aqui a lista e onde comprar: https://vinhosdapeninsuladesetubal.com.br/onde-comprar-vinhos/
- BSE (José Maria da Fonseca). Branco. 2020. I.G. Península de Setúbal
- Colheita Selecionada (Adega de Pegões). Branco. 2020. I.G. Península de Setúbal
- JP Azeitão (Bacalhôa). Rosado. 2020. I.G. Península de Setúbal
- Quinta de Alcube (Quinta de Alcube). Tinto. 2020. I.G. Península de Setúbal
- Vinhas da Invejosa Reserva (Filipe Palhoça). Tinto. 2018. D.O. Palmela
- Moscatel de Setúbal (Adega de Palmela). Fortificado. 2018. D.O. Setúbal
- Piloto Collection Roxo (Quinta do Piloto). Branco. 2020. I.G. Península de Setúbal
- Fernão Pó (Fernão Pó). Tinto. 2019. I.G. Península de Setúbal
- 4ª Geração (Venâncio da Costa Lima). Tinto. 2018. D.O. Palmela
- Quinta Brejinho da Costa Selection (Quinta Brejinho da Costa). Tinto. 2017. I.G. Península de Setúbal
- Dona Ermelinda Grande Reserva (Casa Ermelinda Freitas). Tinto. 2017. D.O. Palmela
- Moscatel de Setúbal (Sociedade Vinícola de Palmela). Fortificado. 2018. D.O. Setúbal