Muitas vezes já ouvimos falar nas propriedades que os vinhos possuem e uma delas em particular os polifenóis, podem atuar no nosso organismo como antioxidantes que protegem o metabolismo e também geraram efeitos benéficos contra o envelhecimento.
Continua depois da publicidade
Os vinhos da Serra Catarinense tem um diferencial, pois possuem polifenóis acima da médias de outras regiões do Brasil e até do mundo que produzem vinho.
Para entendermos melhor sobre esse assunto fui conversar com o Enólogo Eduardo Trecha da Cata Terroirs, que conhece muito bem o terroir catarinense.
O enólogo Eduardo Trecha acredita que pela experiência que ele tem os polifenóis das uvas e vinhos da Serra Catarinense tem seu diferencial comparado a outras regiões do Brasil.
Mas porque temos esse diferencia ? – “Primeiro pela condição de amplitude térmica que temos na serra, porque é uma amplitude bem grande. Então temos diferenças às vezes de 10 a 8 graus do dia para noite e em alguns momentos até mais com 12 a 13 graus de diferença. E durante o dia também não temos pico de calor intenso acima da média dos 36 a 38 graus. Com isso a maturação da uva dá uma segurada, ocorre de forma mais lenta, tanto que ela preserva a acidez. – Ela não degrada essa acidez e ela ocorre mais lenta do que se você estivesse numa noite quente, que é porque a planta continuaria estabilizando e continuaria gerando álcool, degradando açúcares e maturando”.
Continua depois da publicidade

Importante saber que o período de maturação da uva ajuda na estrutura de polifenóis. Você tem uma carga maior de polifenóis na fruta por ela ter uma maturação mais lenta, porque ela vai ficar muito mais tempo pendurado ali no pé e até consegue maturar de uma forma mais homogênea.
Trecha acredita muito nas condições climáticas da Serra Catarinense que ajudam na maturação dessas uvas. “Um exemplo é que se se formos comparar o período de colheita entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, em na Serra Catarinense a colheita e feita muito depois do que o Rio Grande do Sul, com isso a maturação das uva tem um tempo muito maior”.
Em resumo o vinho pode ser uma boa fonte de polifenóis, que têm propriedades satisfatórias para a saúde principalmente os vinhos da Serra Catarinense.