Essa semana a notícia correu vários sites do mundo inteiro falando sobre o vinho mais caro do mundo. E porque toda essa polêmica em torno de um vinho que já é famoso, que já tem sua notoriedade?

Continua depois da publicidade

O culpado foi o vinho francês Pétrus 2000 (uva Merlot), que desta vez causou polêmica por causa do seu método de armazenamento, pois foi além do planeta Terra, isso mesmo – ele foi enviado para o espaço. Nessa viagem foram enviados um total de 12 garrafas que ficaram armazenadas na Estação Espacial Internacional (ISS) por 14 meses.

Existem muitos rumores na Internet dizendo que talvez o vinho que foi para espaço não tenha alterado em nada e vários memes falando sobre o assunto polêmico. Mas até então, quem poderia realmente falar com propriedade sobre o assunto foi um número bem restrito de 12 especialistas e cientistas, do Instituto de Ciências da Vinha e do Vinho (ISVV) da Universidade de Bordeaux na França, que tiveram a oportunidade de provar o vinho espacial.

Quem não gostaria de provar essa experiência.
Quem não gostaria de provar essa experiência. (Foto: Divulgação/gallienoteca)

O verdadeiro intuito dessa experiência, que foi proporcionada pela parceria da casa de leilões Christie’s, no Reino Unido e a empresa europeia Space Cargo Unlimited, teve o objetivo de avaliar como alimentos e bebidas desenvolvem o processo de maturação no espaço.

A única garrafa de Pétrus 2000que irá para leilão, tem a expectativa de chegar ao valor de venda de 1 milhão de dólares. Algumas informações na mídia apontam que a garrafa espacial será coloca numa venda privada, somente para convidados. Os lucros obtidos serão destinados para financiar futuras missões relacionadas as pesquisas agrícolas no espaço.

Continua depois da publicidade

Aos pobres mortais fica a curiosidade: mudou algo no vinho? Ficou melhor? Pior? Como ideia, foi uma baita jogada de marketing. Pensando como boa apreciadora, mesmo uma viagem espacial fica melhor se pudermos brindar com um bom vinho terráqueo, mesmo longe do nosso planeta. Tendo uma certeza: a vista lá de cima melhora qualquer experiência, até a degustação de um vinho, excepcional ou não.