A invasão da Ucrânia por tropas Russas marca na história mundial, mais um momento triste dos absurdos e atrocidades que guerra causa. Esse país que fica no Leste Europeu possui a sétima maior população entre as nações europeias.
Continua depois da publicidade
Mas o que poucos sabem é que a Ucrânia tem uma longa história na produção de vinhos. O conde Mikhail Vorontsov plantou as primeiras videiras o em 1820 e estabeleceu uma grande vinícola perto de Yalta.
O príncipe Lev Golitsyn foi o fundador dos famosos vinhos espumantes, que pela primeira vez fabricou o “Champagne” russo após a Guerra da Crimeia (1854 a 1856). Durante a era soviética, a Ucrânia com 2.500 km 2 de vinhedos foi o maior fornecedor de vinhos na URSS. Mas em 1986 cerca de 800 km2 de vinhedos foram destruídos, quando o secretário-geral soviético Mikhail Gorbachev iniciou uma campanha contra o consumo excessivo de álcool na URSS.
Hoje a Ucrânia possui três principais regiões vinícolas – no Sul da Ucrânia : Mykolaiv , Kherson , Dnipropetrovsk e Odessa Oblasts , bem como regiões como Crimeia que faz parte da Rússia (os vinhedos de Balaklava e Massandra) e Bessarábia (Budjak). Oblast de Zakarpattia (Rutênia dos Cárpatos).
Essas são as princpais variedades de uvas: Aligoté , Muscat , Isabella , Traminer , Cabernet Sauvignon , Chardonnay , Pinot noir , Pinot Gris e Rkatsiteli.
Continua depois da publicidade
A produção de vinho espumante como o Sovetskoye Shampanskoye (Champagne Soviétiele é produzido em grandes cidades como Kiev , Bakhmut , Lviv , Odessa e Kharkiv. A maior parte da produção é feita com as uvas Pinot blanc , Aligoté , Riesling e Feteasca.
Os principais produtores de vinho são: Magarach Wine Institute, Adega Massandra, Shabo Wine Culture Center, Vinícola do Duque PN Trubetskoy, Vinícola Kolonist, Koblevo, Grande Vallée e o Château Chizay.
O mundo hoje reza para que a paz prevaleça e a Ucrânia volte a ser um local pacífico e que seus vinhedos ainda possam dar muitos frutos.
Uma história secular, que precisa ser protegida.