Esta é uma dúvida frequente para os consumidores de vinho que abrem uma garrafa, mas não bebem inteira. A maioria dos vinhos dura apenas cerca de 2 a 5 dias, antes de começar a estragar. Claro que isso depende muito do tipo de vinho, pois cada um tem características diferentes.
Continua depois da publicidade
Vinho espumante – Durabilidade de 1 a 2 dias no máximo na geladeira com rolha de espumante, mas lembre-se os espumantes perdem a carbonatação rapidamente após a abertura.
Vinho Branco sem passagem por barrica e e vinho Rosé – Durabilidade de 2 a 3 dias na geladeira com rolha A maioria dos vinhos brancos oxida mais rápido.
Vinho Branco Encorpado com passagem por barrica – Durabilidade de 2 a 3 dias na geladeira fechado com rolha. Vinhos brancos encorpados, como Chardonnay e Viognier em carvalho, também podem oxidar mais rapidamente. Tente mantê-los após abertos com rolhas bem fechadas e na geladeira. Agora se você tem o hábito de não beber a garrafa inteira com frequência vale investir na compra das tampas a vácuo ou similares.
Vinho tinto – Durabilidade de 2 a 4 dias em local fresco e escuro com rolha, locais com muita variação de temperatura podem diminuir consideravelmente esse tempo. Quanto mais tanino e acidez o vinho tinto tem, mais tempo tende a durar depois de aberto. Assim, um tinto claro com muito pouco tanino, como Pinot Noir, não dura tanto tempo aberto quanto um tinto tânico como um Syrah .
Continua depois da publicidade
Alguns vinhos até melhorarão após o primeiro dia aberto. Armazene os vinhos tintos abertos em um refrigerador ou em um local escuro e fresco após abri-los.
Vinho fortificado – Durabilidade em média de 28 dias em um lugar fresco e escuro com uma rolha. Se você mora em local de clima quente melhor manter refrigerado após aberto. Vinhos fortificados como Porto, Sherry e Marsala têm vida útil muito longa devido à adição de aguardente.
Evite deixar garrafas desse vinho expostas à luz e ao calor. Só para você saber, quanto mais doce o vinho de sobremesa, mais tempo ele durará aberto. As mesmas regras baseadas em temperatura se aplicam aqui – melhor mantê-los armazenados na geladeira.