Primeiro vamos entender que o Prosseco tem origem italiana e é feito da uva Glera através do método Charmat. Já o Champagne pode ser feite de uvas como – Chadonnay, Pinot Noir e Pinot Meunier (essas são as uvas mais utilizadas), e seu processo é através do método chamado de Champenoise ou método tradicional.
Continua depois da publicidade
A vinícola Italiana chamada Valdo quer fazer o seu Prosecco ser tão desejado quanto o Champagne. Atualmente quase todo o Prosecco é feito através do método Charmat, mas o Prosecco Valdo No 10 é uma espécie de vinho unicórnio, feito através do método tradicional.
A vinícola Valdo tem seu setor de desenvolvimento de negócios com sede nos EUA. De acordo com entrevista publicada na Wine-searcher a linha de Prosecco da vinícola é o mais vendido na Itália e na Alemanha. Matteo Bolla é a quinta geração da família, que criou a famosa Bolla Soave. Ao mesmo tempo eles também são donos da vinícola Valdo desde 1938.
Bolla Soave já foi uma grande marca nos EUA – era o vinho favorito de Frank Sinatra, mas a vinícola Valdo, que produz mais de 1,5 milhão de caixas de vinho por ano, é desconhecido por aqui.
E é através do Prosecco Valdo No 10 método clássico que eles desejam se destacar mundialmente, por estarem fazendo um Prosecco através do método tradicional ou Champenoise.
Continua depois da publicidade
Se você ficou curioso para provar esse Prosecco feito através do método tradicional, assim como são feitos os Champagnes. Segue a descrição de algumas características desse vinho:
- Valdo No 10 Prosecco Método Clássico é um Prosecco feito no estilo tradicional ou Champenoise, dando-lhe mais complexidade e profundidade do que o seu Prosecco método Charmat. Valdo No 10 tem uma perlage fina, aromas de frutas, pêra e maçã, além de um toque de brioche e estagia 10 meses em garrafa. Ele é encorpado com um final longo e combina perfeitamente com peixes e carnes brancas.