Em uma pesquisa recente divulgada no site The Drink Business, o neurocirurgião Dr. Brian Hoeflinger compartilhou algumas informações no TikTok que foi visualizado mais de 15,9 milhões de vezes.
Continua depois da publicidade
Quando uma bebida alcoólica é ingerida, parte do álcool é absorvida pela mucosa estomacal, mas, a maior parte entra na corrente sanguínea através do intestino delgado. O álcool é muito solúvel em água – portanto, distribui-se rapidamente pelo sangue para todo o corpo. Uma dose de 100ml de vinho, que contém em torno de 10 ml de etanol (7,8 g), ao ser ingerida por uma pessoa de 70 kg, resulta em uma concentração final em torno de 0,01 % de álcool no sangue.
O álcool é metabolizado pelo fígado a uma taxa de cerca de 0,15 g/100mL de sangue/hora, ou seja, quase 75-100ml de vinho por hora. E dependendo da quantidade ingerida, pode levar de 30 minutos a 6 horas para ser completamente eliminado do organismo. Uma garrafa inteira de vinho (750ml), pode demorar para ser metabolizada mais de 10 horas. No entanto esses são apenas parâmetros médios e podem variar de pessoa para pessoa, dependendo de fatores como o sexo, o peso, a composição corporal e a taxa metabólica basal.
E para a turma dos drinks? De acordo com Brian se você beber cinco drinques em uma hora, o álcool vai para o seu cérebro em cinco minutos, mas talvez o que as pessoas não sabem é que o fígado metaboliza com um limite por hora. Ele “apanha” em doses maiores.
Depois de tomar mais três doses de 237ml cada, o fígado teria metabolizado apenas uma dessas doses. Levaria mais seis horas para ele metabolizar totalmente o álcool em seu sistema.
Continua depois da publicidade
O Neurologista encerrou seu vídeo com uma importante mensagem sobre os perigos de beber e dirigir. O médico compartilhou anteriormente que perdeu seu filho adolescente Brian em um acidente de carro embriagado em 2013.
Portanto é importante saber que depois de beber seu vinho não será apenas um cochilo que será suficiente para seu organismo eliminar o álcool e sim várias horas de sono dependendo da quantidade que você bebeu. Resumindo, temos nossos limites e beber deve ser com moderação e responsabilidade.