Quem nunca ouviu falar do vinho Italiano mega desejado. Sim, quando se fala de vinho italiano a maioria das pessoas pensam logo nele e na vontade de poder experimentar. Então vou contar um pouco dessa história, afinal de contas toda garrafa de vinhos está sempre cheia de boas histórias.

Continua depois da publicidade

A origem do nome Barolo dado ao vinho vem da família Falletti, chamados de Marqueses de Barolo, que iniciaram a produção do vinho na região do Piemonte na Itália.
A Marquesa Falletti di Barolo foi a responsável pelo aperfeiçoamento deste nobre vinho italiano. Mais uma prova de que as mulheres fazem o diferencial no mundo dos vinhos.

De origem francesa naturalizada italiana casou-se com o Marques piemontês Carlo Tancredi Falletti di Barolo (dono do palácio Barolo), apesar de sua origem francesa ficava enciumada pela preferência dos nobres italianos pelos vinhos franceses, mandou chamar um enólogo da Borgonha, Louis Oudart, que introduziu métodos de enologia e corrigiram a maturação do vinho. 

Indicação na região do Piemonte
Indicação na região do Piemonte (Foto: Pietro Schellino)

Mesmo nos dias atuais muitas pessoas acham que o nome da uva é Barolo, mas na verdade a uva do vinho Barolo é chamada de Nebbiolo.
A origem do nome da uva vem da palavra Nebbia, que em italiano significa neblina, pois na época da colheita a neblina forte cobre as parreiras.
O mais estranho é que um dos vinhos italianos mais famosos do mundo teve sua origem pelas mãos e conhecimentos dos franceses.
E você̂ já experimentou um Barolo e acha que ele vale toda essa fama?

Continua depois da publicidade