Eu já ouvi inúmeras vezes as pessoas falarem: – “Eu não gosto de vinho branco”.

Continua depois da publicidade

Ok, como diz a frase: “gosto não se discute”. Ainda mais se tratando do que se gosta de beber.

Porém… gosto sempre de insistir um pouco nesse assunto, quando ouço essa frase.

Muitas pessoas não gostam de vinho branco, pois no passado experimentaram vinho de baixa qualidade ou de uvas que não agradavam seu paladar, e acabaram se fechando sem querer provar novamente o branco.

Para estas pessoas gosto de dizer – experimente sem medo, abra sua mente, pois hoje no Brasil a quantidade de vinícolas existentes e o enorme número de importadoras estão proporcionando uma gama de vinhos brancos gigantescas, além de uma variedade de uvas nunca degustadas.

Continua depois da publicidade

E com a chegada do verão e das altas temperaturas o vinho branco é uma das opções que cai muito bem. Já começa que é muito mais fácil achar um vinho branco com uma graduação alcoólica menor, comparado aos tintos. Isto no verão ajuda também na sensação de estar bebendo algo mais leve, mais refrescante.

E falando de verão, existem algumas uvas mais indicadas para estação de verão, e se você ainda tem receio, aconselho por elas começar a aventura. Aqui vai a dica de algumas uvas para serem apreciadas no verão: Chardonnay, Sauvignon blanc, Chenin Blanc, Pinot Grigio, Moscato Branco, Torrontés, Verdejo, Loureiro, Alvarinho e Riesling.

A lista de uvas brancas se estende muito além dessas que citei. Essas, no entanto são as mais consumidas nas estações mais quentes. Então aproveite e tente experimentar a grande maioria delas e depois me conta lá no meu Instagram @vinhosdemais se mudou de ideia sobre os vinhos brancos.

Vinho branco  no verão
Vinho branco no verão (Foto: Nara Caviquioli/Arquivo pessoal)