Tullio Masoni empresário e ex-banqueiro Italiano, montou um vinhedo no telhado de um prédio em Reggio Emilia, Itália. Com apenas 20m2 é supostamente o menor vinhedo do mundo. As uvas plantadas nesse pequeno espaço são da casta Sangiovese e vinificadas no mesmo local.

Continua depois da publicidade

O vinho tinto que Masoni produz chama-se Via Mari 10, que também é o próprio endereço do prédio. Seu vinhedo que fica localizado em uma cobertura produz apenas 29 garrafas de vinho por ano, sim uma produção super restrita que cobra por garrafa o valor de 5 mil dólares.

Dia da colheita no menor vinhedo do mundo
Dia da colheita no menor vinhedo do mundo (Foto: Divulgação site Via Mari 10)

Masoni disse em entrevista exclusiva a CNN internacional, que não quer que os compradores em potencial bebam seu vinho, mas que eles exibam a garrafa e a admirem como se fosse uma obra de arte.

“Meu vinho é uma forma de expressão artística, uma provocação filosófica, algo para guardar na sala de estar para conversar com seus amigos e contar sobre o lunático que colocou um vinhedo no telhado”, disse ele.

Ele contou que seu pai trabalhava como vinicultor e deixou para ele um vinhedo de tamanho normal quando faleceu. Masoni acabou vendendo aquele vinhedo devido a problemas financeiros, mas acabou se arrependendo. “Então eu fiz um vinhedo de bolso”, disse ele, se referindo ao vinhedo que montou na cobertura de um prédio na pequena cidadezinha italiana, que fica entre Parma e Modena.

Continua depois da publicidade