Muito provável que você já tenha visto, ouvido falar ou até experimentado algum prato da alta gastronomia com flocos ou lascas de ouro. Mas agora a nova moda são os espumantes que contém flocos de ouro.

Continua depois da publicidade

Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

Visualmente fica fantástico, mas será que isso influência na qualidade e no sabor da bebida ou é meramente para deixar os olhos dos apreciadores hipnotizados?

Os flocos de ouro não fazem diferença nos aromas ou sabores do vinho. É puramente para satisfação visual que eles são adicionados. As partículas de ouro são insípidos e inodoros.

Mas será que é seguro consumir bebidas que contém flocos de ouro ? Com moderação sim, consumir flocos de ouro não fará mal. Se o produto for realmente feito de ouro, em vez de qualquer imitação ou material barato que você não sabe a verdadeira origem, caso não seja ouro simplesmente não serão digeridos. Agora se for realmente ouro ele sairá do seu sistema geralmente dentro de 24 a 48 horas.

Continua depois da publicidade

É importante saber se o material é mesmo ouro ? Sim, às vezes existe uma variação do quilate indicado, mas se existe essa variação pode ser que não seja ouro. É importante sempre verificar o rótulo ou pesquisar no site do produtor ou fornecedor para verificar a autenticidade e a origem dos flocos de ouro.

Os flocos de ouro podem estragar o vinho? Não, pois são quimicamente inertes e não reagem dentro do vinho espumante. A outra coisa bastante única sobre o ouro é que ele não reage com o oxigênio, por isso ele nunca enferruja ou corrói, desta forma não solta nenhum resíduo na bebida.

Chef que serviu “bife de ouro” para Seleção Brasileira exibe conta de quase R$ 1 milhão

Ficou curioso?

Segue alguns espumantes que são feitos com flocos de ouro. Essas são apenas algumas marcas, existem muitas outras.

Espumante Simonic – Semiska Penina Ouro – Eslovênia 

Espumante Gold Brut – Grupo Chet – Brasil

Espumante Gold Brut Rosé – Grupo Chet – Brasil

Espumante Osterreich Gold Brut – Karl Infuhr – Austrália

Leia mais

5 dicas para consumir espumantes agora nesse período de calor mais intenso

De dentro da prisão ex-líder de torcida organizada lança vinho

Vinho brasileiro ganha sua primeira Indicação Geográfica de Vinhos Tropicais