A revista digital Winepair publicou um material, onde foi feito uma pesquisa para saber qual inteligência artificial de mecanismo de pesquisa se sairia melhor para auxiliar o consumidor de vinho a fazer suas escolhas.
Continua depois da publicidade
A pesquisa foi pensando naquele consumidor que não está em um restaurante ou em uma loja especializada em vinho, que conta com um profissional como o sommelier para auxiliar o consumidor quando ele tem alguma duvida sobre vinho.
Desta forma eles pensaram em pedir ajuda para assistentes digitais como: Google, Siri e Alexa. Onde foram feitos 10 perguntas sobre vinhos, algumas simples, outras mais complexas para que esses assistentes respondessem.
As respostas foram analisadas por três sommeliers renomados de localidades diferentes dos Estados Unidos. É importante deixar claro que essa pontuação está baseada nas perguntas bem variadas que eles escolheram fazer sobre o vinho.
Os sommeliers analisaram as respostas e chegaram a uma pontuação para cada assistente digital:
Continua depois da publicidade
Google: 79,25 pontos
Siri: 70,50 pontos
Alexa: 67,75 pontos
Essas foram as considerações finais da pesquisa.
Google teve um desempenho de resposta constante entre as perguntas.
Siri dá respostas mais técnicas e encaminha para indicar alguma leitura sobre o assunto questionado na pergunta.
Alexa ficou em terceiro lugar, pois dá respostas mais simples, não abrange tanto o assunto quanto o Google.
Os sommeliers chegaram a conclusão que ainda existe um longo caminho a percorrer no mundo da inteligência artificial para suprir a demanda de informações que os amantes do mundo vinho requer.
Continua depois da publicidade