Mesmo que você tenha aberto mil garrafas de espumantes (sorte sua), aqui estão alguns fatos que você deve manter em mente para lembrá-lo, por que você precisa seguir algumas regrinhas para abrir aquele vinho espumante.
Continua depois da publicidade
Uma garrafa de espumante está sob cerca de três vezes mais pressão do que um pneu de carro.
Enquanto estourar uma espumante pode ser divertido, a pressão dentro da garrafa pode fazer uma rolha voar muito rápido (alguns dizem até 88 quilômetros por hora). Os oftalmologistas alertam sobre lesões oculares graves que podem até resultar em cegueira, fato que ocorre com frequência todos os anos antes da véspera de Ano Novo.
O mais longo voo da rolha de cortiça registrado aconteceu no Estado de Nova York em 1988, ela atingiu 53 metros de distância. Isso é mais longo do que o primeiro voo dos irmãos Wright de 36 metros de distância e longe o suficiente para arrancar vários olhos.
De acordo com algumas fontes, existem de 20 a 49 milhões de bolhas em uma garrafa de espumante. E você acha que pode controlar essas bolhas? Complicado não acha!
Continua depois da publicidade
Uma taça de espumante de tamanho padrão emite 30 bolhas por segundo.
E finalmente você vai querer aprender como abrir um espumante com precisão e elegância, porque a segurança vai fazer você poder beber várias espumantes sem se preocupar na hora de ter que abrir.
Dicas tradicionais para abrir um espumante:
1. Na hora de abrir o espumante retire a gaiola ou se preferir pode deixar a gaiola aberta envolta da rolha.
2. Use para auxiliar um pano, guardanapo de tecido ou pano de prato.
3. Inclinar a garrafa para que ela não fique posicionada em direção aos olhos e rosto e muito menos posicionada na direção de alguma pessoa.
4. Segure bem a rolha e gire a garrafa lentamente por aproximadamente sei vezes.
5. Pronto seu espumante estará aberto sem causar acidentes.
Dicas de Sabrage:
1. Importante que a garrafa esteja gelada com temperatura aproximada de 6 a 8 graus
2. Fique atento! Se a garrafa estiver em temperatura ambiente ou não foi refrigerada adequadamente o vidro pode estourar.
Continua depois da publicidade
3. Retire o invólucro e a gaiola com cuidado.
4. Seque com um pano a garrafa por fora para não correr o risco dela escorregar das mãos.
5. Procure a emenda do vidro entre o gargalo e o corpo da garrafa. Neste local será aplicado um golpe de força baixa para média, onde as duas partes da emenda se unem.
Por favor não faça isso no mar sem que o gargalo esteja preso a uma tolha ou corrente. Essa parte rompida do vidro com a rolha acaba virando atrativos fatais para os animais marinhos.
Fonte informativa: Wine365