Quem nunca fez isso, que atire a primeira garrafa!
Quando vamos escolher um vinho que não conhecemos, um dos fatores primordiais é o visual, afinal de contas somos seres visuais. E sim, é um jogo de sedução, pois não conhecemos o vinho. Queremos conhecê-lo antes de decidirmos tê-lo ou não. Neste momento nos deparamos com uma imensidão de rótulos, cores, formatos e uma série de informações descritas neles. Normalmente a primeira coisa que observamos são as cores e o design.
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Eu mesma já deixei de comprar um vinho, pois o rótulo não me inspirou confiança ou me remeteu a algo que não parecia bom. Também já comprei muito vinhos com rótulos com design maravilhoso, e que o vinho deixou muito a desejar. Muitas vezes nos enganamos, pois a capa de um livro, no caso o rótulo do vinho, não determina sua qualidade de conteúdo, para o bem ou para o mal. Não existe uma regra básica!
Mas existe um parêntese que não posso deixar de comentar: é quando uma vinícola decide fazer um rótulo impactante e diferenciado, em que muitaenergia foi gasta em torno de todo esse processo e ainda existe uma história para contar por de trás desse rótulo diferente.
Uma região famosa por fazer rótulos e garrafas diferenciadas é região da Provence na França e não é à toa que os vinhos dessa região se destacam por suas garrafas muitas vezes esculturais ou pelos seus rótulos super atraentes.
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Um exemplo é o vinho rosé da foto, uma edição especial de rótulo do vinho Rosé M de Minuty (com uvas 35%Cinsault, 50%Grenache e 15%Tibouren). O design deste rótulo foi criado pela artista americana Ashley Mary, que se inspirou na história de St. Tropez, refletindo a paisagem e a arquitetura deslumbrantes da região. Ashley usou esses pontos de referência para criar um mapa na garrafa, que por sinal ficou belíssima.
Assim como todos os rótulos da foto principal da matéria, esses foram pensados e criados para atrair os olhos dos consumidores.
Segundo o premiadíssimo designer David Schuemann, da CF Napa Brand Design: – “O rótulo é o que todo chef experiente de cozinha gosta de comentar: a apresentação da comida no prato, a melodia das cores em jogo e até as diferentes texturas da comida têm um impacto significativo em como saboreamos e apreciamos nossa experiência gastronômica, mesmo antes de colocá-la na boca. O mesmo se aplica a garrafa de um vinho. A percepção que o consumidor tem de uma bebida alcoólica – sua cor, aroma e sabor – é profundamente influenciada pelo formato da garrafa, design da embalagem e até mesmo pela textura e cores do rótulo”.
E ele ainda afirma: – “Nós bebemos com os nossos olhos. Em testes vimos consumidores não gostarem do sabor de uma bebida se ela viesse de um design de embalagem que não os atraiu. Inversamente, vimos os mesmos consumidores gostarem do sabor da mesma bebida quando ela veio de um design de embalagem que os atraiu. A embalagem que nos atrai nos convida a experimentar um produto, reforça a qualidade enquanto o consumimos e aumenta nossa capacidade de lembrar a marca para uma futura recompra. Assim, o design estratégico de embalagens não é apenas um exercício estético, mas uma necessidade comercial”.
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Seduções serão sempre bem-vindas, e nos levam a experimentar novos vinhos. Pois neste mundo de taças e uma infinidade de opções de vinhos, a infidelidade – diferentemente das relações pessoais – é fundamental. Pegue uma taça e se arrisque, beba com os olhos e deixe-se seduzir!