Com um ano totalmente atípico e com tantas mudanças de comportamento aceleradas, 2020 já vai tarde. Dele vamos levar várias experiências que para muitos nunca tinham sido vividas. Isolamento, insegurança, excesso de informação, fake news e muita, muita ansiedade. Foi punk como diriam…
Continua depois da publicidade
Até rótulo de vinho para xingar 2020 foi criado e que por sinal teve suas vendas esgotadas e a última garrafa que sobrou vai custar nada mais nada menos que 999 mil euros. Sim! Estou falando do vinho português com o rótulo “Que se foda 2020”, tamanha força de sentimentos que esse ano causou.

Mas qual legado 2020 deixa para este novo ano que se inicia no mundo dos vinhos? Sabe que muita coisa! Primeiro o conceito que posso resumir: mais experimentação e menos regras, e com uma preocupação de enxergar o vinho como alimento, como nutriente.
E assim, as tendências mais fortes e que parecem que serão a tônica para 2021 são:
Continua depois da publicidade
* Vinho em lata – descomplicado, fácil de carregar e consumir em qualquer local.
* Vinho rosé e espumante rosé – refrescante, leve, a porta de entrada para novos e jovens consumidores.
* Compras on-line – praticidade, e cada vez mais pressa no recebimento, ninguém quer ficar esperando.
* Vinhos com propostas mais naturais e com menos intervenção química – saúde é a palavra.
* Vinhos com graduação alcoólica mais baixa – saúde (olha ela novamente). Vai consumir, que seja leve.
* Aumento do consumo por vinícolas nacionais e até mesmo locais – dólar nas alturas, vamos olhar para dentro e voilà!! Não é que temos vinhos brasileiros excelentes!
Continua depois da publicidade
* Vinho bag in box – armazena fácil, e por mais tempo o vinho.
* Formato das garrafas e rótulos – tendência para virar objeto de desejo e depois de vazias servirem até mesmo de decoração. Use sua criatividade!
* Maior consumo em situações sem comida – muita gente só pensava em vinho com comida, agora está virando “o choppinho com os amigos”.
Tchau 2020! Agora espero ansiosa por 2021 que acaba de nascer, na esperança de uma vida mais normal e bebo a você. Saúde!!! Com vacina por favor, e um espumante para exorcizar o ano que acabou.