São como irmãos gêmeos separados ao nascimento e criados por famílias completamente diferentes em tudo. Explico: O que diferencia é o terroir e o clima de cultivo da uva, afinal ambas só possuem grafia diferente, mas são a mesma uva.

Continua depois da publicidade

Para iniciar vamos falar do Albariño mais famoso da Espanha, o de Rias Baixas na Galiza com D.O (denominação de origem). É uma região de clima fresco, com influência marítima, com chuva e umidade elevada, se comparado as condições secas de quase toda a Espanha. Tanto que essa região é conhecida como a "Espanha Verde", de tão diferente, criando um terroir único.

Nessa região o Albariño com suas uvas de casca grossa conseguiu se adaptar super bem e para se proteger de doenças ligadas à umidade, o cultivo de suas videiras são feitas em forma de pergolado. As características principais do Albariño da região de Rias Baixas é a acidez elevada, com aromas cítricos e de frutas com caroço e uma salinidade predominante.

Nessa região são três as principais áreas:Ribeira do Ulla, Soutomaio, Val Salnés, que fica mais próxima do oceano, com baixa altitude, e solo granítico. É considerada a top. Rosal fica mais ao sul na divisa com Portugal, tem solo granítico e maior amplitude térmica, sendo uma região jovem. O Condado de Tea que é uma região mais continental e perto de Ribero Sacra, com solo granítico com ardósia, e vinhos com um pouco mais de álcool.

Agora vamos contar um pouco sobre o Alvarinho português, que em Portugal é super conhecido como a uva mais usada para vinificação dos famosos vinhos verdes. A uva é plantada em diversas regiões do país, mas as mais famosas são as sub-regiões de Monção e Melgaço.

Continua depois da publicidade

A Sub-região de Monção e Melgaço com seu microclima temperado, com inverno frio e chuvoso e no verão o clima é seco e ameno.

A proximidade ao Rio Minho e principais afluentes faz com que a amplitude térmica seja diminuída. Esse conjunto de fatores e alguns outros indicam local ideal para a produção do vinho Alvarinho, produto de excelência nessa região de Portugal e no mundo. Vinhos dessa região de Monção e Melgaço são vinhos mais complexos, aromáticos, encorpados e com características bem distintas dos Albariños da região de Rias Baixas.

Agora que já entendeu um pouco as diferenças desta mesma uva, aproveite experimente o da Espanha e o de Portugal, para sentir as diferenças e poder escolher o que mais lhe agrada.

Indicação de vinho Albariño Espanhol:

Pazo Torrado

Palacio de Fefiñanes

Albariño de Fefiñanes

Pazo de Señorans

Indicação de vinho Alvarinho Português:

Vinho Branco Alvarinho AB Valley

Muros Antigos Alvarinho Anselmo Mendes

Vinho Alvarinho Contacto Anselmo Mendes

Casa de Vila Nova Alvarinho