Quando concedeu a primeira entrevista, no início das obras do novo terminal do Aeroporto de Florianópolis, o CEO da Zurich Airport, Tobias Markert, lançou uma tese original. A de que só o aeroporto não iria desenvolver o turismo em Santa Catarina. Será uma das peças vitais. Mas era preciso – e continua sendo – pensar o conjunto da cidade.

Continua depois da publicidade

Queria dizer e voltou a defender ontem durante visita da NSC Comunicação e da Fiesc, que a Capital precisa de “bom produto turístico”. Isto é, mobilidade urbana, bons hotéis, restaurantes, atrações artísticas e culturais e novos empreendimentos. As praias e suas belezas naturais são uma grande atração. Mas não se vendem isoladamente, sobretudo para os planos de voos internacionais para Europa, Estados Unidos e outros países da América do Sul. O terminal precisa, especialmente, do acesso.

Executivo dos mais conceituados no grupo Zurich, com larga experiência no Caribe e na Europa, Tobias Markert mostrou, por exemplo, como o governo Moisés da Silva está equivocado na proposta de incentivos fiscais para as companhias aéreas. Vai reduzir o ICMS dos combustíveis, sem nenhuma contrapartida e sem que as empresas aéreas ofereçam novas ligações para incrementar o turismo em Santa Catarina.

Esta obra do novo Terminal do Floripa Airport merecia ser conhecida por todos os catarinenses. Está sendo executada em tempo recorde, com previsão de término antes do prazo contratual. Está um espetáculo, digno de uma cidade linda como Florianópolis.

Mas… o acesso poderá envergonhar o governo e os catarinenses. O projeto original – já é uma certeza – do acesso duplicado não ficará pronto. E a pista simples também tem problemas. Quer dizer: Santa Catarina terá o mais moderno e confortável aeroporto do Brasil, mas sem o acesso. Governantes – todos – deram tratamento burocrático para uma obra de vital importância para o Estado.

Continua depois da publicidade

Cortes

Ministro da Infraestrutura marcou para 23 de abril, às 18h, audiência ao Fórum Parlamentar Catarinense para tratar do corte de R$ 30 milhões nas obras da BR-282 e BR-158.

Experiência

As obras do novo terminal do Aeroporto de Florianópolis são comandadas pelo engenheiro Admilson Reis, 42 anos, que já coordenou o terminal 3 do Aeroporto de Guarulhos (SP). Simplicidade e competência.

Apoio

Projeto de revitalização e humanização da caixa d’água da Casan no Monte Serrat está sendo executado com apoio do empresário Walter Koerich, da WOA.