A Vinícola Quinta da Neve, do jornalista Acari Amorim, que fabrica o premiado vinho Pinot Noir, reunirá produtores e convidados hoje, às 20h, na Essen-Decanter, em Florianópolis, para comemorar 20 anos de atuação na Serra catarinense. É pioneira na produção de vinhos de altitude no Estado.
Continua depois da publicidade
Acari Amorim ressalta também que alcançar os 20 anos da vinícola não é uma data importante só para a Quinta da Neve, mas também para toda a região produtora:
“Os vinhos de altitude, dentro da cadeia do turismo, fortaleceram um novo ciclo de desenvolvimento, não apenas para São Joaquim mas para diferentes municípios da altitude catarinense. Importante que esse novo ciclo do turismo é duradouro e sustentável para o desenvolvimento econômico e social, com a geração de mais empregos e renda, que envolve toda a região serrana”.
Em 2008, o valor do PIB de São Joaquim, tudo que era produzido na cidade, perdia para Correia Pinto e Otacilio Costa, além de Lages. São Joaquim ficava na quarta posição entre os municípios serranos. Hoje, pela força do turismo como um todo, onde o vinho está tendo um papel muito importante por atrair turistas o ano inteiro, São Joaquim só perde para Lages.
A Quinta da Neve comprou a propriedade e começou a preparar o solo para o plantio em 1999, na Lomba Seca, antiga Fazenda Bentinho, em São Joaquim.
Continua depois da publicidade
Com vinhedo próprio e a vinificação na propriedade, no momento a vinícola conta com um portfólio de 9 vinhos diferentes: Chardonnay, Sauvignon Blanc, Rosé, Espumante Rosé, Pinot Noir, Montepulciano, Cabernet Sauvignon, Cabernet Sauvignon/Touriga Nacional e Merlot, Cabernet Sauvignon/Sangiovese e Merlot.