O catarinense Vinicius Lummertz da Silva, atual presidente da Embratur, deverá mesmo ser o novo ministro do Turismo do governo Temer. Vai suceder Max Beltrão, que pediu exoneração para concorrer as eleições de outubro.
Continua depois da publicidade
O próprio Beltrão comunicou a escolha do sucessor pelo presidente da República e comunicou a bancada do PMDB na Câmara Federal.
Fontes do Palácio do Planalto também confirmaram a escolha do catarinense para o Ministério.
Durante a abertura da Volvo Ocean Race, em Itajaí, esta noite, Vinicius Lummertz foi cumprimentado como novo ministro do Turismo por várias autoridades e lideranças do trade turístico.
Lummertz optou por uma posiçao cautelar, aguardando o ato de nomeação para então se pronunciar.
Continua depois da publicidade
A notícia também foi dada pelo Estado de São Paulo citando fonte oficial do Palácio do Planalto.
Diz o jornal paulista: “O presidente da Embratur, Vinícius Lummertz, será o novo ministro do Turismo. Ele substituirá o atual titular da pasta, Marx Beltrão, que deixará o cargo nesta sexta-feira, 6, para disputar as eleições de outubro. O novo ministro tomará posse na próxima semana.
A escolha de Lummertz para o cargo foi definida durante reunião na manhã desta quinta-feira, 6, entre Beltrão; o presidente Michel Temer; os ministros Moreira Franco (Secretaria-Geral da Presidência) e Carlos Marun (Secretaria de Governo); e o líder do MDB na Câmara, Baleia Rossi (SP).
Lummertz foi indicado pela bancada do MDB de Santa Catarina, Estado onde o novo ministro do Turismo nasceu. Ele comandava a Embratur desde julho de 2016. O nome do substituto dele na empresa ainda não foi definido. Além de Lummertz, eram cotados para substituir Beltrão no cargo Carlos Henrique Sobral, chefe de gabinete da Secretaria de Governo; e Teté Bezerra, secretária nacional de Qualificação e Promoção do Turismo do Ministério – mulher do deputado federal Carlos Bezerra (MDB-MT). “
Leia outras publicações de Moacir Pereira
Veja também:
Habeas corpus a Lula: Mulheres salvam o Supremo
Pinho Moreira e outras lideranças catarinenses na posse de ministro do TST