O professor, advogado e escritor Dante Martorano foi homenageado na inauguração recente do Centro de Inovação de Videira, que leva seu nome. A nova unidade de pesquisa e estudo marcou as comemorações dos 76 anos de Videira e a homenagem foi aprovada pela Câmara Municipal “pela contribuição que ofereceu para o engrandecimento e desenvolvimento do Município”.
Continua depois da publicidade
O Centro integra a Rede Catarinense de Inovação e foi construído com recursos da Prefeitura Municipal. O espaço possui estrutura para pré incubadoras e um local para eventos com capacidade para mais de 100 pessoas. Dante Martorano era formado em Direito, com doutorado na Universidade Mackenzie, em São Paulo. Exerceu a advocacia por mais de 33 anos, foi eleito vereador em Videira e destacou-se como um municipalista.
É um dos fundadores da Universidade de Videira e da Acate, lecionou na Universidade Federal de Santa Catarina, integrou o Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina. Nascido em São Joaquim, faleceu em 1985 aos 60 anos. Tem dez livros publicados. Um de seus quatro filhos, Egidio Antônio Martorano, é o gerente de logística e transporte da Fiesc.