Será hoje, as 10 horas, no histórico Cemitério do Irani, no meio oeste catarinense, o sepultamento do historiador Vicente Telles, que faleceu ontem pela manhã no município de Concórdia. Seu corpo foi velado na Câmara Municipal de Irani e será transferido hoje para o Memorial do Contestado, uma das criações de Telles e que fica localizado ao lado de sua casa, as margens da BR-153, a menos de um quilômetro onde se deu há 105 anos o Combate do Irani, dando inicio a Guerra do Contestado.

Continua depois da publicidade

O deputado federal Esperidião Amin, amigo de Vicente Telles e um dos maiores incentivadores de sua magnífica obra, está viajando neste momento para Irani, acompanhado da ex-prefeita Angela Amin.

O resgate da Guerra do Contestado, tema proibido e totalmente desconhecido até a década de setenta, contou com apoio decisivo do ex-governador nestes quase 50 anos.

O deputado federal Jorginho Melo também prestou suas homenagens a Vicente Telles, a quem entregou o título de Cidadão Honorário de Santa Catarina quando presidia a Assembleia Legislativa.

A Prefeitura de Irani decretou luto oficial por sete dias. A Fundação Catarinense de Cultura emitiu nota de pesar lembrando o extraordinário legado do musico e folclorista.

Continua depois da publicidade

Realmente uma perda irreparável para a historia de Santa Catarina neste fim de ano.