O vice-presidente nacional do PSL, Antônio de Rueda, estará nesta sexta em Florianópolis para tentar uma saída política para a crise do Partido Social Liberal no Estado.
Continua depois da publicidade
Os deputados federais querem, majoritariamente, a destituição da executiva estadual nomeada dia 29 de dezembro pelo presidente estadual Lucas Esmeraldino.
Pedirão, também, sua saída do comando, com a nomeação de uma comissão provisória presidida pela deputada federal Caroline De Toni. Este novo colegiado promoveria uma ampla consulta para a escolha da nova executiva.
Cepon: tratamento excepcional
Do leitor Valmir Pires, via e-mail, com um testemunho que merece publicação:
Moacir, sou paciente do Cepon desde final de 2017. Trata-se de uma das instituições mais lindas que já presenciei. Começa pela recepção: é uma empresa terceirizada, mas com profissionais qualificados.
Continua depois da publicidade
O atendimento é maravilhoso. Funcionários prestativos nos balcões, quimioterapia, radioterapia, tomografia, e por aí vai. Todos sorridentes e felizes, atenciosos. Padrão de primeiro mundo. Mas o ponto forte mesmo que queria acentuar é a nova ala de cirurgia, recém-inaugurada. Precisei colocar um cateter. Tudo muito organizado, médico depois de dois dias, anestesista, enfermagem.
Em três dias, já marcaram cirurgia, tudo realmente uma maravilha. Quando cheguei na nova ala, me senti em outro mundo, pelas instalações, pelo atendimento, pelos equipamentos e pelos profissionais. É gratificante ver o funcionamento desta instituição fantástica. Correta a auditoria do Tribunal de Contas do Estado, que considerou o Cepon o número um de Santa Catarina. Uso sua coluna para agradecer. Um milhão de vezes ao Cepon: obrigado!
Posse
Marcada para a próxima segunda-feira, dia 21, às 18h, a posse do desembargador federal Celso Kipper, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), de Porto Alegre, no cargo de juiz titular do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina. Sucederá a juíza federal Luiz Hickel Gamba, que concluiu o mandato. A partir de agora, o representante da Justiça Federal será o representante do TRF4.
Tributos
Técnicos da Secretaria da Fazenda estiveram reunidos com representantes das agroindústrias para tratar do decreto assinado pelo ex-governador Eduardo Pinho Moreira (MDB, elevando de zero para 17% o ICMS incidente sobre insumos do setor agrícola. O secretário da Agricultura, Ricardo de Gouvea, também examina os produtos que não devem sofrer reajuste para não prejudicar a competitividade e o desenvolvimento do agronegócio. O decreto começa a vigorar em 1º de abril.
Continua depois da publicidade
Inovação
O engenheiro Jefferson Gomes de Oliveira, diretor de Inovação e Tecnologia da Fiesc e superintendente do IEL-SC, foi convidado para assumir a presidência do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo. Trata-se da mais antiga instituição do gênero no Brasil, com 118 anos de atuação. Definiu padrões técnicos de engenharia na construção civil e em modernos empreendimentos públicos, como o metrô de São Paulo.
Despedida
Natural de Florianópolis, o engenheiro Jefferson Gomes de Oliveira é professor do conceituado ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica, com sede em São José dos Campos. Durante quatro anos atuou no sistema Fiesc, trazido pelo ex-presidente Glauco Côrte, onde implantou modernos projetos ligados à inovação e à tecnologia. Já se despediu da Fiesc, com homenagens do presidente Mário Cezar de Aguiar e vários dirigentes.
Procuradoria
A Associação Catarinense do Ministério Público está pedindo uma audiência com o governador Carlos Moisés da Silva (PSL). Seu presidente vai apelar para que o critério de nomeação do novo Procurador Geral de Justiça, pelo mais votado entre os candidatos, seja mantido pelo novo governo. Disputam o cargo os promotores Andrey Cunha Amorim e Fernando da Silva Comin.
Liderança
Senador Dário Berger (MDB) diz que apoia a candidatura de Simone Tebet (MDB) à presidência do Senado. E que conta com o apoio da senadora para ocupar a liderança do partido no Senado. Enfatiza que votou há quatro anos no senador Luiz Henrique, negando que tenha optado por Renan Calheiros (MDB), como alegam familiares e correligionários do ex-governador catarinense.
Continua depois da publicidade