O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (PMDB), decidiu comparecer na audiência de conciliação marcada pelo desembargador Hélio do Valle Pereira, relator do processo sobre a greve dos servidores municipais. Denunciará que os grevistas continuam afrontando a Justiça estadual e que as decisões devem ser cumpridas. Não aceita cancelamento das multas ao Sintrasem, já superiores a R$ 2,5 milhões. E enfatiza os graves prejuízos prestados à população catarinense.

Continua depois da publicidade

 

Veja também: O que fez Joaquim Barbosa desistir

 

Celesc muda

Continua depois da publicidade

Conselho de Administração da Celesc deverá sofrer grande mudança na reunião da próxima quinta-feira. Na última, foram indicados Edison Andrino de Oliveira e Paulo Meller como novos representantes do governo. A EDP, que adquiriu as ações da Angra, indicará três novos integrantes. O conselho teve reduzida a composição de 13 para 11 membros, pela nova legislação. O ex-presidente do Conselho Derly Anunciação deverá retornar ao cargo.

 

Insegurança

Com a revogação da medida provisória 220 pela Assembleia Legislativa, o presidente Aldo Schneider (PMDB) deverá assinar decreto legislativo considerando-a insubsistente. O processo retornará à Comissão de Constituição e Justiça para regulamentar seus efeitos. Deve aclarar, por exemplo, se a MP produziu seus efeitos enquanto esteve em vigor. Isto no prazo de 60 dias.

 

Glauco na CNI

O empresário Glauco José Côrte foi eleito ontem, em Brasília, vice-presidente regional sul da Confederação Nacional da Indústria. A posse está marcada para 31 de outubro. No dia 29 de junho será eleita a nova diretoria da Federação das Indústrias de Santa Catarina, presidida pelo empresário Mário Cesar de Aguiar, atual vice-presidente, de Joinville. A posse será em agosto.

 

Equipe

Com a nomeação da assistente social Sandra Coimbra para a Diretoria de Assistência Social da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho, a nova secretária, Romana Remor, está completando sua equipe. Ela conta com a administradora Mariah Pereira com chefe de gabinete e Regine Pancceri, servidora de carreira, como secretária-adjunta. A advogada Rosane Nogueira é a nova diretora de Direitos Humanos. E o ex-prefeito Amarildo Gaio, secretário-executivo de Habitação.

Continua depois da publicidade

 

O futuro

Líderes do PMDB na Assembleia Legislativa têm posição sobre a polêmica medida provisória 220. Com seu arquivamento pela maioria dos deputados, vão sugerir ao governador Eduardo Pinho Moreira que a questão tributária seja sepultada. Não se fala mais no assunto. As federações defenderam o envio de projeto de lei ao parlamento. Mas sua tramitação seria uma incógnita.

 

Desgaste

Setores do PT catarinense não escondem preocupação com a decisão da Justiça estadual do Vale do Itajaí de bloquear os bens do ex-prefeito Décio Lima e outras nove pessoas, no valor de R$ 6,5 milhões. A razão é política e eleitoral. Décio Lima assumiu a presidência do diretório estadual do PT com disposição de concorrer ao cargo de governador, buscando novos aliados. Até agora nenhuma sigla agregada.

 

Na China

Líder do PSD na Assembleia, deputado Milton Hobus não participou dos debates e votação da MP 220 porque está em viagem à China. De lá, fez críticas ao ato governamental, com dados fortes. Afirmou que a MP prejudicaria cerca de 100 mil postos de trabalho em cerca de 4 mil estabelecimentos comerciais. Na Expogestão, um empresário do setor têxtil elogiou as posições do presidente da Fecomérico, Bruno Breithaupt, afirmando: “Ganharam Santa Catarina e a indústria têxtil”.

 

Leia outras publicações de Moacir Pereira