Começa nesta sexta-feira (31), exatamente às 7h, nas emissoras de rádio, e às 13h, nas estações de televisão, a propaganda eleitoral obrigatória. A estreia será com os candidatos a governador, senador e deputado estadual, que terão horários segundas, quartas e sextas-feiras. Amanhã será a vez dos candidatos à Presidência da República e Câmara dos Deputados, que se apresentarão sempre às terças, quintas e sábados. Serão 35 dias com dois horários diários de 25 minutos, além de inserções comerciais de 30 e 60 segundos, com total de 70 minutos diários.
Continua depois da publicidade
O Tribunal Regional Eleitoral produziu um Manual de Propaganda Eleitoral, com 44 páginas, com detalhamento do que é possível e está proibido durante a campanha política. Prevê casos de punição em 24 horas.
Os três principais candidatos ao governo catarinense se apresentam hoje com programas leves. Os produtores procuram mostrar quem são eles, quais os melhores dados do currículo e as diretrizes da campanha, como slogam, número e prioridades.
A produção de Décio Lima (PT) é coordenada pelo jornalista Felipe Damo, que conta com um estúdio central em Blumenau e unidades de produção também em Florianópolis e Itajaí. Estreia homengeando Santa Catarina e os trabalhadores.
Os programas de Gelson Merisio (PSD) são comandados pelo publicitário Fábio Veiga, da Neovox, vencedor de 13 das 14 campanhas que orientou em Santa Catarina, no Brasil e no exterior. Sua estratégia: dar visibilidade ao candidato, mostrar seu passado, suas realizações e seu conhecimento sobre o governo e o Estado.
Continua depois da publicidade
Um grupo de profissionais, sob a liderança de Nelson Vilalva, de Brasília, produz os programas de Mauro Mariani (MDB). A produtora UAU Filmes, de Joinville, que fez a campanha de Udo Döhler, mantém um estúdio para as gravações. Uma equipe de profissionais foi contratada para criação e produção. Prioridade: mostrar propostas.
Os produtores têm avaliação consensual: o radio e a TV é que devem exercer maior influência sobre os eleitores também este ano.