Depois de concluir o julgamento de todos os processos de registro de candidaturas em Santa Catarina, dentro dos prazos, o Tribunal Regional Eleitoral agiliza atividades relacionadas com a segurança do pleito e do exercício do voto pelos eleitores.
Continua depois da publicidade
A direção do TRE estará hoje em Blumenau e São Bento do Sul. O Secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Giuseppe Janino, chegará em Joinville às 15h e depois seguirá para São Bento do Sul, onde serão feitas as primeiras simulações em Santa Catarina com eleitores cujas digitais foram transferidas para a Justiça Eleitoral, a partir dos registros do Instituto Geral de Perícia.
O TRE efetuou o voto biométrico em 3.216.364 eleitores, que representam hoje 63,44% do total do Estado. Com a transferência dos eleitores cadastrados no IGP houve aumento de 10 pontos percentuais, passando o total para 73% do eleitorado catarinense.
No sábado (22), em Joinville, o secretário do TSE e os dirigentes do TRE estarão em Joinville. No Centreventos Cau Hansen fiscalizarão os serviços de lacre das urnas eletrônicas e outras medidas relacionadas com o esquema de segurança do pleito em todo o Estado.
Na sessão da última quinta (20), o juiz Vitoraldo Bridi relatou visita feita ao Centro de Monitoramento de Crises da Secretaria de Defesa Civil, quando conferiu o esquema de segurança estruturado por todos os órgãos públicos federais e estaduais.
Continua depois da publicidade
Já os desembargadores Ricardo Roesler e Cid Goulart Filho estiveram no Comando Geral da Polícia Militar, quando foram inteirados da Central de Segurança, toda estruturada online, com moderna comunicação com todas as viaturas e policiais em operação no Estado.
O TRE entregou 5 mil exemplares do Guia Rápido, uma cartilha de bolso que dá todas as instruções aos policiais militares sobre ações durante a realização das eleições.
Procissão de Passos
Conselho Consultivo do Iphan aprovou por unanimidade projeto que considera a Procissão do Senhor dos Passos, de Florianópolis, como Patrimônio Cultural do Brasil. Será incluída no Livro de Celebrações. Estavam presentes na reunião o secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Valdir Walendowski, o presidente do Conselho Deliberativo da Acif, Sander de Mira, o provedor da Irmandade do Senhor dos Passos, Eduardo Silva. Com 252 anos, a Procissão de Passos é a mais antiga e mais popular das atividades religiosas e culturais.
Junta Digital
Conselho de Vogais da Junta Comercial do Estado aprovou ontem o projeto que prevê a total digitalização de seus serviços. Intitulado Junta Digital, será implantado dia 10 de dezembro. A partir de 1º de outubro os livros das empresas serão digitalizados. De acordo com o presidente Gerson Basso, com a digitalização, o registro de empresas será executado em apenas meia hora.
Continua depois da publicidade
Leia mais:
Códigos de urnas eletrônicas não foram entregues a venezuelanos