Deputado federal mais votado em SC com 179.307 votos, o apresentador Hélio Costa assumirá mandato com prioridade para a questão da segurança pública. Aos 64 anos, concorreu pela primeira vez. Começou no jornalismo há 40 anos, como estagiário da Rádio Jornal A Verdade, e faz sucesso há décadas na TV.

Continua depois da publicidade


 
Quais são suas principais bandeiras na Câmara?

Hélio Costa: A segurança será a principal. Quero integrar a Comissão de Segurança da Câmara para debater amplamente este assunto. Criaram o Ministério da Segurança que, parece, é só para o Rio de Janeiro. Criaram o Sistema Único de Segurança Pública, que é para combater as consequências, para o depois do crime. Acho isso uma aberração. Tem que combater as causas. Já conversei com delegados, oficiais da PM e juristas para levar várias sugestões.
 
Quais seriam as medidas prioritárias?

Hélio: Primeiro, aumentando aqui o efetivo da Polícia Militar. O Exército deveria treinar os soldados para a segurança pública, fazendo carreira e atuando contra a criminalidade. O Exércio pode ter soldados profissionais. Temos que mudar a lei 7.210, que só dá vantagem para os criminosos e os condenados. Tem que rever as visitas íntimas nas cadeias. Famílias que pagam prostitutas para entrar nas cadeias. E precisamos investir mais na inteligência das policias.
 
O que mais os eleitores pediram na campanha?

Hélio: Seriedade, honestidade é ética. Não deixe ninguém montar. Mantenha a independência. “Hélio, estamos indignados com estes políticos”. Tomara que venha uma safra nova de parlamentares para resgatar a credibilidade do político. Comigo não vai ter voto de liderança. O voto é meu e de meus eleitores.

Continua depois da publicidade

 

Confira os números da nova pesquisa Ibope para o governo de SC e Presidência